quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
"CUIDADO ..!! LASER APLICADO DE MANEIRA ERRADA PODE CAUSAR QUEIMADURAS E DANOS À SUA PELE "
Eliminar manchas, pintas, tatuagens ou se livrar de vez dos pelos. Você pode fazer tudo isso com o laser. Mas cuidado! Essa técnica moderna - e cada vez mais acessível - tem riscos.
Como mostra o vídeo acima, exibido no Fantástico no dia 12/12/2010.
Cada vez mais populares, os tratamentos com laser têm riscos, alertam os médicos. O laser é uma luz poderosa. Na estética, é usado para remover tatuagens, pelos, rugas, manchas e pintas. O calor é o princípio da ação do laser e, também, o seu maior perigo.
“Esse calor, às vezes, é excessivo para a pele e pode levar a complicações. A maior complicação do laser é a queimadura”, explica o médico Alexandre Felippo, do Departamento de Laser da Sociedade de Dermatologia.
A depilação definitiva é a campeã de procura.
O consumidor tem que tomar cuidado. Ele não pode entrar simplesmente em uma clínica dessas e já ir fazendo porque o preço é barato” alerta o dermatologista Alexandro Felippo.
Quando bem feito, o tratamento traz, sim, resultados. O laser é "atraído" pelos pigmentos escuros.
Penetra na pele e atinge a raiz do pelo, que é destruída pelo calor.
O conselho dos médicos? Use o laser, essa arma da medicina, com cuidado!
“Seria bom se proliferasse, mas que não banalizasse. Que não pensassem que é uma simples luzinha”, diz Cláudio Roncatti.
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Ginástica facial e Drenagem são ótimas alternativas para cuidar da saúde da pele
A utilização de ambas as técnicas, no caso de linhas de expressão mais leves, substituem procedimentos cirúrgicos e aplicações de Botox, segundo Marina Ohana, fonoaudióloga, psicomotricista e shiatsuterapeuta.
De uma maneira ou de outra, são alternativas naturais que devem ser levadas em consideração.
Ginástica facial
Este tipo de ginástica foi inicialmente usada como terapia para os portadores de paralisia no rosto, mas atualmente dermatologistas utilizam a técnica de fazer caretas em frente ao espelho com fins estéticos.
Roseli Siqueira, profissional reconhecida por dicas e métodos naturais, escreveu um livro chamado Beleza Natural, em que ensina como conservar a beleza da pele com a automassagem.
Os exercícios consistem em esticar a testa, puxar os olhos, contrair os lábios e franzir a sobrancelha, e precisam ser feitos diariamente por, pelo menos, 20 minutos para obter resultados. Os movimentos estimulam a circulação sanguínea, o que faz com que as células adquiram mais nutrientes e a pele fique mais resistente.
Os exercícios, no entanto, devem ser orientados por um profissional, pois, quando feitos de maneira inadequada, podem sobrecarregar os músculos do rosto e aumentar as marcas de expressão. Além disso, podem gerar os distúrbios das ATMs (articulação temporomandibular), conta Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia de São Paulo.
A prática ainda não tem comprovação cientifíca e nem todos os médicos da área concordam. De acordo com a dermatologista Lucia Mandel, a ginástica facial acentua a flacidez da pele e causa rugas. Para ela, a repetição de exercícios piora a qualidade do colágeno e da elastina, fibras que sustentam e dão estabilidade à pele.
Drenagem linfática facial
A dermatologista Meire Parada Brasil, do setor de cosmiatria da Unifesp, explica a prática.
- Muitas pessoas pensam que a drenagem está associada apenas ao corpo, para o tratamento de celulite, retenção de líquidos, gordura localizada e recuperação no pós-operatório e desconhecem as vantagens que a técnica pode trazer para o rosto.
A nova moda das clínicas de estética pretende manter o rosto jovem e saudável, suavizando as marcas de expressão, eliminando as olheiras e amenizando os efeitos do tempo. Ela traz benefícios preventivos, estéticos e terapêuticos, já que estimula o sistema de defesa, a oxigenação dos tecidos e contribui para retardar o envelhecimento dos tecidos.
De acordo com Roseli Siqueira, autora do livro Beleza Natural, a drenagem ajuda (e muito) a saúde da pele.
- Os movimentos suaves da drenagem direcionam toxinas e líquidos retidos na face para os gânglios linfáticos, responsáveis por eliminá-los na circulação.
A técnica não tem contra-indicação, a não ser para quem sofre de trombose ou problemas renais graves.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
Campanha Nacional do Câncer de Pele - 2010
Dia 27 de novembro
Você vai poder se consultar com um dermatologista e, se for o caso, ser encaminhado para tratamento, gratuitamente.
ligue para 0800-70131-87. ou entre no site da SBD. (sociedade brasileira de dermatologia)
www.sbd.org.br
terça-feira, 9 de novembro de 2010
RESPOSTAS PARA ALGUMAS DÚVIDAS QUE MUITA GENTE TEM...
Você já deve ter feito uma dessas duas perguntas...
Os pontos brancos nas unhas podem ter diversas causas, sendo a mais frequente os traumas. Um exemplo é quando se retira a cutícula com o alicate e acaba traumatizando a lâmina ungueal muito próxima da matriz. Conforme a unha vai crescendo, os pontos brancos vão aparecendo. Outra causa são as carências nutricionais, especialmente da vitamina B12. Dentre as doenças dermatológicas, que podem causar pontos brancos, estão psoríase e líquen. O ideal seria procurar um dermatologista, para fazer o diagnóstico correto e optar pelo melhor tratamento.
Queloide é uma cicatriz grossa, vermelha, endurecida, dolorosa e pruriginosa que surge por uma resposta exagerada das células formadoras de colágeno. Ocorre, principalmente, em negros, orientais e mestiços. São frequentes na orelha, face, ombros e tronco superior. É impossível ao médico prever o problema. Contudo, o profissional pode ter condutas que reduzam essa possibilidade. Por isso, é fundamental informar ao médico caso haja histórico familiar do problema antes de uma cirurgia. Exemplos de causas são espinhas, piercings, cicatriz de cirurgia, cistos ou pintas, pelo encravado e foliculite queloidiana da nuca.
quinta-feira, 4 de novembro de 2010
INFORMAÇÃO IMPORTANTE
Excesso de sol e cálcio comprometem resultados da toxina botulínica
Comumente utilizada no combate às rugas, a toxina botulínica ficou conhecida principalmente pela forma como age no organismo, reduzindo a contração dos músculos faciais e, consequentemente, a formação das rugas de expressão. Pesquisas recentes apontam que os efeitos esperados da substância podem ser afetados pela incidência de raios ultravioleta (UVB) e também pelo excesso de cálcio no organismo.
"Após o tratamento com toxina botulínica, uma região que recebe radiação UVB pode ter os efeitos reduzidos, se comparada à outra que não incidiu com os raios. Por ter resultados temporários, o estudo aponta que o seu tempo de duração diminuiria", comenta a Dra. Ana Paula Gomes Meski, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional São Paulo (SBD-SP).
A relação entre a substância e o cálcio se dá em esfera biomolecular. "A toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular, inibindo a contração dos músculos responsáveis pelo aparecimento das temidas rugas e pés-de-galinha. O excesso de cálcio no organismo atrapalha esse processo bloqueador, fazendo com que os resultados durem menos tempo", explica a Dra. Meire Parada, dermatologista da SBD-SP. "Em contrapartida os estudos evidenciam que o uso de bloqueadores do canal de cálcio pode potencializar os efeitos da toxina botulínica", completa a especialista.
A dermatologista Bhertha Tamura, também da SBD-SP, alerta que "a toxina botulínica dependendo do local onde será aplicada, da quantidade injetada e da doença a ser combatida pode apresentar efeitos adversos. Por isso deve ser aplicada apenas por médicos qualificados e com experiência comprovada".
Autoimunes à toxina botulínica
Existem raríssimas pessoas que não respondem ao tratamento com toxina botulínica, pois, conforme explica Dra. Bertha, "alguns indivíduos, em casos raros, não apresentam as enzimas apropriadas para responder ao tratamento. Ainda não existem meios de saber se uma pessoa é imune à toxina botulínica antes de sua aplicação, mas não há relatos de efeitos adversos nos pacientes, exceto a eventual falta de resposta ao tratamento", explica a médica.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
DERMATITE SEBORREICA
Trata-se inflamação crônica da pele que surge em indivíduos geneticamente predispostos, tratando-se portanto de manifestação constitucional. As erupções cutâneas características da doença ocorrem predominantemente nas áreas de maior produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas.
A causa da dermatite seborréica é desconhecida mas a oleosidade excessiva e um fungo (Pityrosporum ovale) presente na pele afetada estão envolvidos no processo. A maior atividade das glândulas sebáceas ocorre sob a ação dos hormônios androgênicos, por isso, o início dos sintomas ocorre geralmente após a puberdade. Nos recém nascidos também podem ocorrer manifestações da doença, devido ao androgênio materno ainda presente.
As manifestações mais frequentes ocorrem no couro cabeludo e são caracterizadas por intensa produção de oleosidade (seborréia), descamação (caspa) e prurido (coceira). A caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. A coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações.
Quando atingem a pele, as lesões da dermatite seborréica são avermelhadas e com descamação gordurosa. As áreas mais atingidas são a face (principalmente o contorno nasal, supercílios e fronte), pavilhões auriculares e região retroauricular e o centro da região torácica anterior e posterior.
Outras manifestações são a blefarite seborréica, que atinge as pálpebras, e a presença de lesões em áreas de dobra de pele, como as axilas e regiões inframamárias. Casos graves de dermatite seborréica podem evoluir para a generalização das lesões, atingindo extensas áreas da pele.
O tratamento geralmente é feito com medicações de uso local na forma de sabonetes, xampus, loções capilares ou cremes, que podem conter anti-fúngicos ou corticoesteróides, entre outros componentes. Em casos muito intensos, medicações via oral podem ser utilizadas. O tratamento adequado vai depender da localização das lesões e da intensidade dos sintomas, e deve ser indicado por um médico dermatologista.
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
SORTEIO ESPECIAL DE SETEMBRO
QUER GANHAR UMA ÁGUA THERMAL E UM PROTETOR LABIAL AVÈNE ? ENTÃO FIQUE LIGADO, ENTRE NO SITE DO FUNTASTICO E SAIBA MAIS ...
www.funtastico.com.br
terça-feira, 1 de junho de 2010
Mãos Envelhecidas e Manchadas- Existe tratamento
Com o passar dos anos uma das partes do corpo que envelhece precocemente são as mãos.
Seja pelo uso profissional, pela maior exposição solar ou pelo emagrecimento a pele das mãos vai ficando mais enrugada, com aspecto emagrecido que ocorre pela perda de tecido celular subcutâneo e com manchas acastanhadas no dorso dando uma característica de envelhecimento das mãos.
Bem, se alguma dessas características citadas estão presentes nas suas mãos, saiba como e o quanto é simples reverter este processo.
O tratamento das manchas acastanhadas, da flacidez e rugas no dorso das mãos é realizado através da aplicação de Luz Intensa Pulsada associada ao Laser Fracionado. Um procedimento simples que requer meia hora de uma pomada anestésica e posteriormente mais aproximadamente 15 a 20 minutos da aplicação do laser. A pele das mãos fica rosada após o procedimento, a partir do segundo dia forma-se uma casca fina sobre a pele e esta permanece até que a pele renovada esteja completamente formada, aproximadamente 3 a 7 dias, tempo este que se desprende e cai. Neste período utilizam-se hidratantes e uma luva fina cor da pele com proteção UV. Após este período a pele esta completamente renovada e sem manchas.
Para o tratamento das mãos magras, que deixam os vasos mais salientes e a pele com aspecto de flácida utiliza-se o preenchimento. Com o passar dos anos, principalmente em pessoas magras, existe a absorção de grande parte da gordura que encontra-se embaixo da pele no dorso das mãos. O preenchimento, seja com ácidos hialurônicos (macrolane, juvederm, surgiderm, perfecta,…), gordura, hidroxiapatita (radiesse) ou ácido polilático (sculptra), tem por objetivo ocupar o espaço da gordura que foi absorvida e recriar um aspecto mais saudável e jovial para o dorso das mãos.
Não podemos esquecer que uma constante hidratação com cremes adequados bem como proteção solar e o uso de luvas de silicone ou látex para pessoas que manipulam produtos químicos, fazem parte dos cuidados diários para prevenir o envelhecimento das mãos.
Aqui na Skin Health a dra. Simone realiza:
Preenchimentos, tratamentos com Peeling, radioeletrocirurgia
Laser Pixel ( verificar atendimento na outra Clinica com Dra. Simone)
MARQUE UMA CONSULTA E TORNE A APARÊNCIA DE SUAS MÃOS MAIS JOVEM.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
O INVERNO ESTÁ CHEGANDO -
Na Skin Health você encontra :
* PEELINGS
* DEPILAÇÃO A LASER
* TRATAMENTOS PARA MANCHAS NA PELE
(mediante consulta com Dra. Simone)
E vários outros tratamentos para sua beleza .
É só agendar sua consulta médica , ou avaliação com a esteticista.
sexta-feira, 14 de maio de 2010
MOLUSCO CONTAGIOSO - SAIBA O QUE É E COMO TRATAR
Molusco Contagioso
O que é?
O molusco contagioso é uma doença viral causada pelo maior vírus causador de infecção humana. A transmissão da doença se dá pelo contato direto com pessoas contaminadas. Atinge preferencialmente as crianças, faixa etária na qual é muito frequente, mas também pode atingir adultos principalmente em áreas de pele mais fina.
Manifestações clínicas
As lesões do molusco contagioso são pequenas, elevadas, hemisféricas, da cor da pele, com aspecto translúcido e apresentando umbilicação central. Podem estar isoladas (mais comum) ou se agrupar. O tamanho das lesões pode variar de puntiformes a cerca de 5 mm de diâmetro.
Em algumas crianças o molusco contagioso se dissemina rapidamente chegando a centenas de lesões. Atingem principalmente o tronco e a raiz dos membros. As lesões são geralmente assintomáticas, mas pode haver prurido (coceira) discreto.
Tratamento
O tratamento consiste na destruição das lesões que pode ser feita através da eletrocoagulação, crioterapia, curetagem, cauterização química ou expressão manual. Quando curetada ou retirada através da expressão manual, elimina uma substância semelhante a uma "massa" de cor esbranquiçada.
Deve-se iniciar o tratamento quando surgem as primeiras lesões, evitando a disseminação que ocorre em alguns casos quando pode ser necessária a internação para realizar o tratamento sob anestesia, devido ao incômodo causado pelos métodos de remoção.
terça-feira, 11 de maio de 2010
-- CERATOSE FOLICULAR OU PILAR
- O que é?
Manifestação frequente devido a uma alteração da última camada da pele que forma "rolhas" nas aberturas dos folículos pilosos. Geralmente surge na infância e há uma tendência familiar. A causa é genética, mas hábitos como os de usar roupas justas podem agravar o quadro.
Manifestações clínicas
As áreas mais frequentemente acometidas são a parte externa dos braços (principalmente) e das coxas. A doença se manifesta pela formação de "bolinhas" endurecidas nas aberturas dos poros, que deixam a pele áspera. As "rolhas" causam a retenção da secreção sebácea podendo formar lesões semelhantes a espinhas que, algumas vezes, podem inflamar e deixar manchas escuras residuais.
Tratamento
Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a doença, mas medicações de uso local, sob a forma de loção, creme ou gel, controlam bem o quadro e devem ser usadas continuamente, mesmo quando se obtiver melhora, para manutenção do resultado.
Deve-se evitar o uso de roupas apertadas, tecidos sintéticos e de produtos gordurosos nos locais afetados. As manchas escuras tendem a diminuir com o controle da doença e podem melhorar mais rápido com o uso de despigmentantes indicados pelo dermatologista.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
" A PELE MASCULINA "
A pele dos homens é mais oleosa e mais espessa – tudo graças à ação da testosterona, o hormônio masculino. Além disso, ela possui mais pêlos, maior número de glândulas sebáceas, mais pigmentação, alto número de glândulas sudoríparas, epiderme 16% mais densa do que a feminina, maior quantidade de colágeno, maior resistência e produção de sebo duas vezes maior.
Com isso, a acne é o principal fator que leva os homens ao dermatologista, seguida por calvície e.... rugas! Sim,os homens, aos poucos, mostram que se preocupam com pés de galinhas, bigode chinês, rugas na testa e afins.
Apesar de ser mais resistente do que a pele das mulheres, a pele masculina freqüentemente fica irritada por causa do barbear diário. “O barbear remove a proteção lipídica da pele e sua camada superficial. Ao longo da vida, um homem passa por este processo cerca de 16 mil vezes, o que deixa a pele extremamente fragilizada e com riscos de inflamação”,
O lado bom disso tudo é que o homem envelhece mais tarde do que a mulher por causa da ação da testosterona e dos músculos mais resistentes. Em compensação, quando as rugas resolvem aparecer, são mais profundas do que as femininas.
Para manter a saúde e boa aparência os homens precisam de:
- Hidratação intensiva adicional, numa base não oleosa, portanto procure produtos com a chamada "oil-free";
- Cuidado pós-barba especial para fazer efeito hemostático (que é a coagulação do sangue após o corte ao barbear) e que possam regenerar a pele lesionada pelo ato de barbear;
- Procure produtos que aceleram a cicatrização da pele, contendo um ingrediente chamado Alantoína;
- Evitar a formação de radicais-livres e aproveitar melhor a energia celular, por isso busque produtos para a pele contendo Vitaminas E e C;
- Controlar a oleosidade excessiva, que forma cravos e comedões, então capriche na limpeza com sabonetes líquidos mais suaves;
Evitar a formação de pelo encravado, usando um esfoliante uma vez por semana. Desta forma seu corpo está protegido e sua aparência ganha pontos de apresentação a qualquer hora!
Dicas para preservar a pele masculina
1. Faça limpeza de pele periodicamente.
2. Ao se barbear, utilize espumas apropriadas, o sabonete pode irritar a pele. Os cremes pós-barba têm princípios ativos que evitam irritações.
3. Nunca faça a barba no sentido oposto ao nascimento do pêlo. O resultado pode até parecer melhor, mas encrava os pêlos e irrita a pele.
4. Não tem problema fazer a barba todos os dias, se for necessário. Mas evite (ao máximo) passar a gilete várias vezes no mesmo lugar.
5. Para os que fazem academia, cuidado com suplementos alimentares. Mesmo prescrita por médicos ou nutricionistas, ela pode conter hormônios e causar acne, independentemente da idade.
6. Já existem filtros solares com fórmulas não oleosas e até em gel, excelentes para a pele do homem. Aplicar o filtro diariamente é necessário (mesmo nos dias nublados).
7. E o de sempre: cuide da alimentação e não esqueça de beber água.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
É importantíssimo lembrar que os cuidados com a beleza iniciam de dentro para fora. Evitar o fumo, ingerir bebidas alcoólicas com moderação, beber muita água e se alimentar de maneira saudável são os passos iniciais para quem almeja saúde, beleza e bem-estar.
quinta-feira, 18 de março de 2010
A PELE NEGRA - Características e Cuidados
Além disso, as peles negras contêm maior número de glândulas sudoríparas, que causam a transpiração, e são, geralmente, mais oleosas que as peles brancas - sendo mais propensas à foliculites (pequenas lesões inflamadas nos poros) e acne. A pele negra é mais resistente que a pele branca, o que contribui para uma aparência mais jovem e para preservar a hidratação interna.
As mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez, pois geralmente têm mais tonicidade e massa muscular, mas devem tomar cuidado com as estrias, pois sua pele tem uma trama mais fechada que se rompe com mais facilidade. Assim, as mulheres negras têm que evitar engordar e emagrecer rapidamente e redobrar a atenção na gravidez.
CUIDADOS COM A PELE NEGRA
Normalmente são as manchas ou lesões que conhecemos, como discromias.Em outras palavras, são as alterações de pigmentação. Isso ocorre porque as células que produzem o pigmento de nossa pele (a melanina) costumam trabalhar produzindo um pigmento maior e em quantidade superior na pele negra. Apesar de esse pigmento proteger melhor a pele das agressões solares e ser um excelente protetor contra os tumores, qualquer disfunção em sua produção levará, com maior facilidade, à formação de manchas.
O vitiligo seria um desses problemas? Como evitar que os sinais surjam ou aumentem? Existe algum risco para a pessoa que não tratar?
Apesar de o vitiligo ser uma doença do grupo das discromias, esse não é um problema mais frequente na pele negra e costuma ter uma distribuição equilibrada entre as peles brancas, orientais, mulatas e negras. Porém, por conta da diferença mais expressiva entre a tonalidade de pele negra e as zonas com ausência total de pigmento acometidas pelo vitiligo, ele acaba sendo mais impactante nesse tom de pele. É difícil prever quando os sinais do vitiligo irão surgir, exceto se o paciente já tenha um histórico prévio do problema. No geral, as lesões surgem após eventos de estresse e traumas na própria pele, provocados, por exemplo, pelo atrito entre a pele e a roupa (as áreas mais atritantes são a cintura da calça, as alças de sutiã, tiras de sandália e/ou sapato etc.) ou em áreas de atritos, como cotovelos, punhos, nós dos dedos, joelhos e zonas próximas aos orifícios naturais do corpo (ao redor de olhos, boca, genitais e anal). O risco de não se tratar é a expansão das lesões e o crescimento do problema pela pele. Fora isso, as áreas acometidas pelo vitiligo são mais propensas ao câncer de pele, pois perdem a proteção contra as radiações solares promovidas pela melanina.
Qual a frequência de acne na pele negra? Esse tom de pele está mais sujeito a ficar marcado?
Apesar da produção de oleosidade em peles negras ser discretamente maior do que em peles mais claras, não há muitas diferenças quanto à frequência de acne. No final, encontraremos negros mais ou menos propensos, assim como temos em indivíduos de pele clara ou oriental. Porém, o risco das acnes mancharem é maior, pois a pele negra já apresenta produção elevada de pigmento e em situações como a inflamação causada pela acne, o estímulo à sua produção aumenta ainda mais.
Quais as principais causas de manchas em peles negras? Há como evitá-las?
As principais causas, são: excesso de sol, acne e manchas conhecidas como melasma (causadas por certo estímulo hormonal – anticonceptivos ou gestação). A melhor forma para evitá-las é utilizando filtro de proteção solar 8 no dia a dia (a partir de 15 na praia), ou pelo uso de bloqueadores físicos, como é o caso de chapéus e bonés. No geral, o ideal é ficar sempre atento às causas e tratá-las de forma competente.
É verdade que a pele negra tem diferentes tonalidades pelo corpo? O que fazer para a cor da pele ser mais homogênea?
Todos têm diferentes tonalidades pelo corpo: claros, negros e orientais. Isso ocorre porque a distribuição de células de pigmento no corpo não é uniforme. Esse fato fica mais evidente nos negros porque nas áreas de maior ou menor concentração dessas células as variações de tonalidade ficam mais expressivas. Situações que permitem uma tonalidade mais homogênea da pele, são: boa hidratação, esfoliações periódicas (de duas a três vezes por semana) e uso de filtro de proteção solar.
Quais os principais tratamentos faciais e corporais para os negros?
São pacientes que se beneficiam com limpeza de pele, peelings superficiais, hidratações faciais e corporais, massagens, esfoliações físicas, laser de baixa potência (para rejuvenescimento e clareamento de manchas). Fora os procedimentos citados, o uso de produtos em ambiente domiciliar é extremamente necessário (filtro de proteção solar, agentes de renovação da pele – ácidos – , hidratantes, antioxidantes etc.)
Laser e ácido retinóico podem ser usados pelos negros?
O laser pode ser utilizado, desde que tenha configurações que sejam específicas para esse tipo de pele (a fim de evitar problemas, como agressões excessivas e manchas) e que a pele tenha passado por uma preparação para ficar com a pigmentação mais homogênea. Sobre a aplicação do ácido retinóico, quando bem orientada, é um excelente produto para qualquer tipo de pele e os negros se beneficiam muito de seu uso.
Os negros podem optar por técnicas de correção durante o verão?
Desde que se comprometam a tomar cuidado extra contra as radiações ultravioletas, poderão fazer qualquer tipo de tratamento. Vale lembrar que existem regiões quentes em todo o mundo que, por conta de sua localização, costumam ter invernos tão quentes quanto nossos verões. Será que nesses países ou regiões as pessoas não tratam de suas peles por conta do calor? É claro que sim, porém o que acaba valendo mais é a forma como encaram o tratamento: com mais disciplina, responsabilidade e respeitando o que pode ser feito para cada tipo de pele.
O que se pode fazer em casa sem riscos à saúde da pele?
Hidratação, esfoliação e cuidados gerais orientados pelos dermatologistas.
sexta-feira, 12 de março de 2010
OLHEIRAS ... O QUE FAZER ?
Olheira é a concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior o que resulta num tom escurecido na região ocular
O QUE PODE CAUSAR AS OLHEIRAS ?
A hereditariedade
Bem como as varizes, as olheiras podem ser causadas por genes herdados. Se desde nova você apresenta olheiras em demasia, então é provável que familiares também tenham. Abaixo dos olhos a pele é muito fina e quando o sangue passa por vasos próximos à superfície da pele (principalmente as peles claras) nota-se um escurecimento da pele.
Exposição excessiva ao sol
A exposição excessiva aos raios solares, mesmo em peles mais escuras, faz aparecer uma pigmentação escura (melanina) por toda a pele, nota-se mais claramente sob os olhos pois esta é a região que observamos diretamente num bate-papo. Evitar tomar sol em demasia, usar sempre o filtro solar e proteger os olhos com óculos de sol de alta qualidade evitam as olheiras.
Alergias e coceiras
Coçar a região próxima aos olhos contribui para o surgimento da olheira, o esfregar da pele causa irritação. Alergias a alimentos e medicamentos também pode contribuir para o aparecimento de olheiras, neste caso o cuidado com a alimentação e, eventualmente, um bom papo com o médico pode solucionar o problema.
Remédios
Qualquer remédio que esteja associado à dilatação das veias pode causar olheiras, isso ocorre porque a pele abaixo dos olhos é muito fina e delicada e a elevação do fluxo sanguíneo pode ficar visível.
Alimentação
Uma alimentação pobre pode ajudar no aparecimento das olheiras, a descoloração da pele sob os olhos pode ser um indicativo de que a alimentação vai mal. Diversifique sua dieta e e mantenha a alimentação balanceada que seus olhos agradecerão.
Cansaço
O excesso de trabalho, as preocupações e a falta de sono causam palidez da pele, a consequência é que os vasos sanguíneos da região sob os olhos ficam mais visíveis e com aparência azul ou escura.
Gravidez e menstruação
Durante a gravidez e também no período da mestruação o organismo feminino experimenta uma falta de ferro que pode levar ao aparecimento das olheiras, durante a menstruação as olheiras não demoram a ir embora e na gravidez o ideal é conversar com seu médico a viabilidade do uso de vitaminas.
Fotoenvelhecimento e gravidade
Outros dois fatores também favorecem o aumento desta hiperpigmentação com o passar do tempo: o fotoenvelhecimento e a gravidade. A medida que a pele da região da pálpebra inferior, se move para baixo, por efeito da gravidade, ela torna-se mais fina; os vasos sanguíneos aumentam, em resposta a esse adelgaçamento.
O afinamento da pele também faz com que esses vasos e que qualquer pigmento que haja na área abaixo dos olhos tornem-se mais visíveis. Qualquer trauma pode se transformar em depósito de hemosiderina (pigmento resultante da transformação do pigmento do sangue), como também, a exposição à radiação ultravioleta A, com o passar do tempo, aumenta a melanina na área, o que contribui para o escurecimento. Com o passar do tempo todos esses fatores contribuem para o aparecimento das olheiras.
Tratamentos mais indicados :
Laser: Esse tipo de tratamento é ideal para acabar com as olheiras, o laser pode agir no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O laser de luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura, causando a fragmentação do pigmento, clareando a pele.
Carboxiterapia: A carboxiterapia tem se tornado eficiente para o tratamento das olheiras. Com a infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e nutrição celular, e também há o fato que o descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, melhorando a flacidez da pele.
DICAS :
. Use hidratantes anti-olheiras, específicos para as pálpebras. Produtos com vitamina C e gingko biloba são os melhores.
. Faça massagens leves com os dedos na região da pálpebra, para ativar a circulação.
. Durma pelo menos oito horas por noite.
. Faça exercícios físicos regularmente. Eles reduzem o estresse e, consequentemente, as olheiras.
. Use só protetores solares com “testado dermatologicamente” escrito no rótulo. O FPS 30 é ideal para as pálpebras.
. Fuja das sombras escuras, para não destacar as olheiras ainda mais. Prefira pigmentos claros, como rosa e pêssego.
.chá de camomila em formas de gelo e, depois, aplicar as pedrinhas (com gaze) sobre cada olho, por 10 minutos.
" É sempre bom consultar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento a ser indicado."
LASER PIXEL - Laser Fracionado
( Laser Erbium:YAG fracionado de 2940 nm )
- Rejuvenecimento;
- Cicatrizes de Acne;
- Melhoria da qualidade e textura da pele através da regeneração do colágeno, oque deixa a superfície da pele mais lisa e firme;
- Tratamento seguro de áreas delicadas, como mãos, pescoço, face, colo ou cicatrizes corporais.
COMO O TRATAMENTO COM LASER PIXEL FUNCIONA ?
O Pixel atua através da fototermólise fracionada, com a qual somente uma fração da pele é atingida (segmentos microscópicos).Ou seja, o laser alcança a pele em pequenos pontos, deixando intacta a região ao seu redor. Essas áreas que não foram lesadas, promovem uma recuperação rápida da pele, o que aumenta a segurança do procedimento e permite a volta do paciente às suas atividades rapidamente.
QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS ?
- Após a primeira sessão já nota-se uma melhora da pele, porém, para um resultado mais eficaz, são feitas geralmente três sessões. No caso de tratamento de cicatrizes de acne, são necessárias mais sessões (cerca de três a cinco). O intervalo entre sessões é bem flexível, variando entre 30 e 60 dias, ou pode ser mais longo, se for conveniente para o paciente;
- Os resultados são imediatos e progressivos. Um melhor resultado é percebido de dois a três meses após as aplicações.
O QUE ACONTECE APÓS O TRATAMENTO ?
Ocorre uma vermelhidão da pele, como uma queimadura leve de sol. Durante essa fase, podem ser aplicadas compressas geladas para o alívio do ardor. Esse desconforto melhora gradativamente ao longo de uma hora. Do primeiro ao terceiro dia após a aplicação, a cor rosada da pele vai desaparecendo e a mesma fica com uma tonalidade mais escura (como um bronzeado ). O edema é mínimo e, normalmente, desaparece em dois ou três dias. A partir do quarto dia, ocorre uma descamação fina. A pele se recupera entre sete e 14 dias após a sessão.
- Infecção bacteriana ou viral em atividade. Os pacientes com história de herpes recorrente devem fazer profilaxia;
- Uso de isotretinoína oral nos últimos 06 meses;
- Esclerodermia
- Radioterapia extensa;
- Preenchimentos prévios de silicone no local (DMS);
- Gravidez
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
ARTIGO DESTAQUE DO MÊS DE FEVEREIRO : ANÁLISE MOLECULAR DO MICRODERMOABRASÃO NA PELE FOTOENVELHECIDA
OBJETIVO: investigar os efeitos de remodelamento dérmico do microdermoabrasão sem cristais sobre a pele fotoenvelhecida.
MODELO: análises bioquímicas de biópsias de pele humana após tratamento por microdermoabrasão in vivo.
CENÁRIO: centro de referência acadêmico.
PARTICIPANTES: amostra de 40 adultos voluntários, com idades entre 50 a 83 anos, apresentando antebraços com sinais clínicos de fotoenvelhecimento.
INTERVENÇÃO: microdermoabrasão focal utilizando instrumentos de ponta de diamante de abrasividade variável sobre antebraços fotoenvelhecidos e biópsias seriais antes do tratamento e várias vezes após.
PRINCIPAIS DESFECHOS CLÍNICOS: foram utilizados reações de polimerase em cadeia quantitativa e ensaios imunoenzimáticos enzima-associados (ELISA) para quantificar as alterações inflamatórias, proliferativas e de remodelamento sobre a cicatrização normal. O pró-colágeno I e II foi utilizado como o principal marcador do remodelamento dérmico.
RESULTADOS: o microdermoabrasão induziu uma resposta de cicatrização caracterizada pelo rápido aumento na indução da citoqueratina 16 e ativação do fator de transcrição AP-1 na epiderme. A inflamação inicial foi demonstrada pela indução de citocinas inflamatórias, peptídeos antimicrobianos e infiltração neutrofílica na derme. A ativação de AP-1 foi acompanhada de degradação da matriz extracelular mediada pela metaloproteinase. Associada a esta resposta de cicatrização, observamos um remodelamento significativo do componente dérmico da pele, conforme demonstrado pela indução de pró-colágeno tipo I e tipo III e pela produção de proteína 47 e prolil-4-hidroxilase. O remodelamento dérmico não foi obtido quando o microdermoabrasão foi realizado utilizando um equipamento de aspereza média.
CONCLUSÕES: o microdermoabrasão utilizando um equipamento com ponta áspera de diamante induz a uma cascata de remodelamento dérmico similar àquela observada na cicatrização de feridas incisionais. A otimização destes efeitos moleculares provavelmente é resultado de um tratamento mais agressivo com equipamentos mais abrasivos.
**************************************
Karimipour DJ, Rittié L, Hammerberg C, Min VK, Voorhees JJ, Orringer JS, Sachs DL, Hamilton T, Fisher GJ. Molecular analysis of aggressive microdermabrasion in photoaged skin. Arch Dermatol. 2009 Oct;145(10):1114-22.
OBJECTIVE: To investigate dermal remodeling effects of crystal-free microdermabrasion on photodamaged skin.
DESIGN: Biochemical analyses of human skin biopsy specimens following microdermabrasion treatment in vivo.
SETTING: Academic referral center.
PARTICIPANTS: Volunteer sample of 40 adults, aged 50 to 83 years, with clinically photodamaged forearms. Intervention Focal microdermabrasion treatment with diamond-studded handpieces of varying abrasiveness on photodamaged forearms and serial biopsies at baseline and various times after treatment.
MAIN OUTCOME MEASURES: Quantitative polymerase chain reaction, immunohistochemistry, and enzyme-linked immunosorbent assay were used to quantify changes in inflammatory, proliferative, and remodeling effectors of normal wound healing. Type I and type III procollagen served as the main outcome marker of dermal remodeling.
RESULTS: Coarse-grit microdermabrasion induces a wound healing response characterized by rapid increase in induction of cytokeratin 16 and activation of the AP-1 transcription factor in the epidermis. Early inflammation was demonstrated by induction of inflammatory cytokines, antimicrobial peptides, and neutrophil infiltration in the dermis. AP-1 activation was followed by matrix metalloproteinase-mediated degradation of extracellular matrix. Consistent with this wound-healing response, we observed significant remodeling of the dermal component of the skin, highlighted by induction of type I and type III procollagen and by induction of collagen production enhancers heat shock protein 47 and prolyl 4-hydroxylase. Dermal remodeling was not achieved when microdermabrasion was performed using a medium-grit handpiece.
CONCLUSIONS: Microdermabrasion using a coarse diamond-studded handpiece induces a dermal remodeling cascade similar to that seen in incisional wound healing. Optimization of these molecular effects is likely the result of more aggressive treatment with a more abrasive handpiece.
sábado, 13 de fevereiro de 2010
" ENVELHECIMENTO DA PELE "
A pele envelhecida se caracteriza por ser fina, sem elasticidade, apresentar rugas finas e aprofundamento das linhas de expressão. O envelhecimento pode se dar pelas características genéticas que herdamos ou devido a fatores ambientais e hábitos de vida, como fumo, alimentação inadequada, falta de exercícios físicos etc.
FATORES RELACIONADOS AO ENVELHECIMENTO DA PELE :
Radiação solar
A radiação solar atua na pele causando desde queimaduras até foto envelhecimento e aparecimento dos cânceres de pele. Várias alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como as manchas, pintas e sardas. A pele foto envelhecida é mais espessa, por vezes amarelada, áspera e manchada. Pessoas com pele envelhecida pelo sol têm maior probabilidade de desenvolver câncer e lesões pré-cancerosas.
Cigarro
Pessoas fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. O calor da chama e o contato da fumaça com a pele provocam o envelhecimento e a perda de elasticidade cutânea. Além disso, o fumo reduz o fluxo sangüíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.
Álcool
O consumo de álcool influi no metabolismo. Altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto, consumido moderadamente, que contém flavonóides, que têm ação antioxidante.
Movimentos musculares
O movimento repetitivo e contínuo de alguns músculos da face aprofunda as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos. Já a atividade muscular é importante para o organismo como um todo, tornando a pessoa mais disposta, melhorando seu físico e também a sua saúde.
Radicais livres
São uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo, etc. Acredita-se que os radicais livres provocam a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulação de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.
Bronzeamento Artificial
A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que pode causar o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e formação de câncer de pele.
Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Assim como a ingestão de líquidos é importante para a saúde geral e também para a hidratação do organismo, a dieta é importante para manter a pele saudável. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. São eles: água em abundância, vegetais, frutas, peixe, carnes magras, etc. Enfim, toda a gama de alimentos que contenham as vitaminas, proteínas e fibras necessárias ao organismo e que ajudem a prevenir os radicais livres, que aceleram o processo do envelhecimento.
Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento obrigatoriamente começa com filtro solar! Como regra “básica” devemos preferir os filtros com FPS 15 ou maior, que protejam contra os raios UVA e UVB. Outros tratamentos podem ser indicados pelo dermatologista, como técnicas de preenchimento, cirurgias e a aplicação de medicamentos. Os dermatologistas tem os conhecimentos necessários para fazer esta indicação e prescrever o melhor tratamento para cada caso.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
FAÇA O TESTE : QUAL SEU TIPO DE PELE ?
HIDRATAÇÃO
1- Num ambiente seco, sem usar hidratante ou filtro solar, como fica a pele do seu rosto?
a) Muito seca e com descamações
b) Repuxada
c) Normal
d) Brilhante. Não preciso de hidratante
2- Uma hora depois de usar loção adstringente no rosto, como fica sua pele?
a) Seca, com descamações
b) Levemente ressecada, mas sem descamações
c) Normal
d) Oleosa
3- Se não usar hidratante, você tem a sensação de que sua pele está repuxada?
a) Sempre
b) Ás vezes
c) Raramente
d) Nunca
4- Sua pele é oleosa na “zona T” ( testa e nariz ):
a) Nunca
b) Ás vezes
c) Freqüentemente
d) Sempre
5- Duas ou três horas após aplicar hidratante, suas bochechas ficam:
a) Muito ásperas, sem brilho e com descamações
b) Lisas e macias
c) Bem hidratadas, sem brilho excessivo
d) Brilhantes e lisas (nunca uso hidratante)
6- Em sua opnião, qual o seu tipo de pele (no rosto) ?
a) Seca
b) Normal
c) Mista
d) Oleosa
7- Três horas após lavar o rosto, sem aplicar cremes ou loções, como fica sua pele na testa e nas bochechas?
a) Muito áspera, sem brilho e com descamações
b) Repuxada
c) Bem hidratada, sem brilho excessivo
d) Muito brilhante, refletindo a luz
SENSIBILIDADE
1- Produtos para a pele, incluindo sabonetes, hidratantes, tônicos e maquiagem, causam irritação, coceira, vermelhidão, ardência ou alergia:
a) Nunca
b) Ás vezes
c) Freqüentemente
d) Sempre
2- Você já teve acne ou rosácea?
a) Não
b) Não, mas tenho espinhas eventuais
c) Sim
d) Sim, um caso grave
3- Você tem alergia ao usar bijuterias ou jóias que não sejam de ouro ou prata?
a) Nunca
b) Raramente
c) Freqüentemente
d) Sempre
4- Filtros solares, hidratantes ou maquiagem fazem sua pele coçar, queimar, ficar vermelha ou irritada:
a) Nunca
b) Raramente
c) Freqüentemente
d) Sempre
5- Você já teve dermatite ou eczema?
a) Não
b) Não, mas às vezes minha pele descama
c) Sim
d) Sim, um caso grave
6- Com que freqüência seu rosto fica vermelho após praticar exercícios, em situações de stress, depois de comer alimentos apimentados ou tomar bebidas alcoólicas?
a) Nunca
b) Ás vezes
c) Freqüentemente
d) Sempre
7- Quantos vasos sanguíneos, vermelhos ou azulados, ficam aparentes no seu rosto, incluindo o nariz? Desconsidere os tratamentos feitos para eliminá-los.
a) Nenhum
b) Poucos (um a três no rosto todo)
c) Alguns (quatro a seis no rosto todo)
d) Muitos
PIGMENTAÇÃO
1- Se você tem uma espinha ou sofre um pequeno corte ou ferimento, surgem manchas marrons após cicatrização?
a) Nunca
b) Ás vezes
c) Freqüentemente
d) Sempre
2- Você já notou o aparecimento de manchas escuras no rosto em alguma época da sua vida?
a) Nunca
b) Uma vez
c) Algumas vezes
d) Muitas vezes
3- Manchas escuras no seu rosto ficam piores quando você toma sol?
a) Não tenho manchas escuras
b) Não tenho certeza
c) Pioram um pouco
d) Pioram muito
4- Você já teve no rosto manchas de sol, sardas ou manchas durante a gravidez?
a) Não
b) Uma vez, mas desapareceram
c) Sim
d) Sim, um caso grave
5- Você tem ou já teve manchas de sol ou sardas no colo, costas ou braços?
a) Não
b) Sim, poucas (de uma a cinco)
c) Sim (de seis a quinze)
d) Sim, muitas (dezesseis ou mais)
6- Quando sua pele é exposta ao sol pela primeira vez após muitos meses:
a) Ela fica vermelha
b) Fica vermelha e, depois, levemente bronzeada
c) Fica bronzeada
d) Minha pele já é escura
7- O que acontece se você se expõe ao sol por vários dias consecutivos?
a) Fico vermelho
b) Fico discretamente moreno
c) Fico muito moreno
d) Sou moreno, por isso é difícil avaliar
8- Qual a cor original do seu cabelo?
a) Loiro
b) Castanho
c) Preto
d) Ruivo
TENDÊNCIA A RUGAS
1- Você tem rugas no rosto?
a) Não, mesmo quando estou sorrindo ou franzindo a testa
b) Somente ao sorrir ou franzir a testa
c) Sim, mas elas se tornam mais acentuadas ao fazer expressões faciais
d) As rugas estão presentes mesmo sem eu fazer nenhuma expressão facial
2- Você costuma tomar sol por mais de duas semanas seguidas? Há quantos anos faz isso? Considere a prática de esportes e lazer em locais ensolarados.
a) Nunca
b) Sim. De um a cinco anos
c) Sim. De cinco a dez anos
d) Sim. Há mais de dez anos
3- Considere os lugares onde você já morou e avalie seu grau de exposição solar ao longo da vida:
a) Pouca exposição. Sempre morei em lugares nublados e com pouca luz do sol
b) Alguma exposição. Morei tanto em lugares nublados como em ensolarados
c) Exposição moderada. Morei em lugares razoavelmente ensolarados
d) Muita exposição. Sempre morei em lugares ensolarados
4- Durante os últimos cinco anos, quantas vezes você se bronzeou em atividades ao ar livre, intencionalmente ou não?
a) Nunca
b) Uma vez por mês
c) Uma vez por semana
d) Diariamente
5- Quantos anos você aparenta ter?
a) De um a cinco anos a menos que minha idade
b) Minha idade
c) De um a cinco anos a mais que minha idade
d) Mais de cinco anos que minha idade
6- Quantos cigarros você já fumou?
a) Nenhum
b) Poucos, ou sou fumante passivo
c) Muitos cigarros, mas já não fumo
d) Fumo todos os dias
7- Qual a qualidade do ar onde você vive?
a) O ar é limpo e fresco
b) Na maior parte do ano, moro num local com ar limpo e fresco
c) O ar é um pouco poluído
d) O ar é muito poluído
8- Com que freqüência você come frutas, legumes e vegetais?
a) Em todas as refeições
b) Uma vez por dia
c) Ocasionalmente
d) Nunca
9- Qual a cor natural da sua pele?
a) Negra
b) Morena
c) Clara
d) Muito clara
10- Qual a sua origem?
a) Sou descendente de africanos
b) Sou asiático, árabe ou indiano
c) Sou latino-americano
d) Sou descendente de europeus
RESULTADO:
Some os pontos correspondentes a cada resposta de acordo com o valor abaixo:
a) 1 PONTO b) 2 PONTOS c) 3 PONTOS d) 4 PONTOS
Observações:
Somar mais 5 pontos
· Se você já teve acne, rosácea, dermatite ou eczema diagnosticados por médicos, no total de pontos do teste de sensibilidade
· Se você tem mais de 65 anos, no total de pontos do teste de rugas
TOTAL DE PONTOS
Tendência a pele seca Tendência a pele oleosa
Menor ou igual a 10 Igual ou maior que 11
Pele resistente Pele sensível
Pigmentação
Menor ou igual a 9 Igual ou maior que 10
Pele não pigmentada Pele pigmentada
Tendência a
Rugas
Pele firme Pele com Tendência a rugas
1) OLEOSA, SENSÍVEL, NÃO PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características:
- Queima em lugar de bronzear, avermelhada com poros abertos e rugas precoces
O que evitar:
- Produtos à base de álcool, cremes antiidade e vitamina C
O que usar:
- Séruns com antioxidantes para hidratação
- Produtos com antiinflamatórios, como camomila e azuleno, para acne e vermelhidão
- Cremes com corticóides para dermatites
2) OLEOSA, SENSÍVEL, NÃO PIGMENTADA E FIRME
Características:
- Ruboriza fácil, veias aparentes no rosto, manchas vermelhas que descaman, sobretudo em torno do nariz, rugas só depois dos 40 anos
O que evitar:
- Cremes antiidade ou à base de ácidos de frutas e DMAE
O que usar:
- Os produtos antiinflamatórios, com camomila ou aloe Vera, e protetor solar
3) OLEOSA, SENSÍVEL, PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características:
- Bronzeia fácil, depois surgem manchas marrons ou esbranquiçadas, muita acne e dermatites. Primeiras rugas por volta dos 20 anos
O que evitar:
- Produtos como DMAE, ácido lipóico e ácido hialurônico, usados nos tratamentos antiidade, e filtro solar com benzofenona, produto bem comum
O que usar:
- Contra rugas, cremes com ácido salicílico ou retinol
- Filtros solares feitos com óxido de zinco, que não irritam a pele e evitam a oleosidade
4) OLEOSA, SENSÍVEL, PIGMENTADA E FIRME
Características:
- Alta incidência de acne, geralmente acompanhada de inflamações. Propensão a a alergias e, nas pessoas claras, sardas e manchas de sol
O que evitar:
- Esfoliantes e cremes antiidade
O que usar:
- Produtos com camomila, aloe Vera e ácido salicílico, que aliviam as inflamações
- Cremes com retinol para acne e rugas
- Loções com ácido kójico para manchas de sol
5) OLEOSA, RESISTENTE, E PROPENSA A RUGAS
Características:
- Aparência lustrosa, com poros largos, acne rara
O que evitar:
- A maioria dos cremes e loções não consegue penetrar na pele. Para hidratar a pele e prevenir rugas, a melhor opção são produtos manipulados, sob indicação médica
O que usar:
- Os esfoliantes para reduzir oleosidade
- Cremes com coezima Q10, ginseng, chá verde e vitamina C para rugas
- Retinol, DMAE e ácido glicólico em alta concentração para amenizar rugas
Características:
- A face brilha, principalmente em fotografias, poucas rugas e acne. Mais comum em negros. Em pele clara, maior incidência de sardas e manchas
O que evitar:
- Na pele clara, produtos com soja, que provocam o aumento das manchas. Na pele escura, tratamento à laser
O que usar:
- Vitamina C, retinol, ácido kójico e ácido glicólico são eficazes para remover manchas e prevenir rugas
7) OLEOSA, RESISTENTE, NÃO PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características:
-Brilho moderado na face, pouca acne, rugas precoces
O que evitar:
- Hidratantes durante o dia são desnecessários
O que usar:
- Produtos com antioxidantes para prevenir o envelhecimento
- O retinol controla a oleosidade e previne rugas
- Tratamentos como laser, dermo-abrasão, peelings profundos e Botox
8) OLEOSA, RESISTENTE, NÃO PIGMENTADA E FIRME
Características:
- Manchas, vermelhidão ou ressecamento são raros. Dificilmente pega bronzeado
O que evitar:
- Hidratantes gordurosos. Se necessário, usar aqueles feitos a base de gelou loções sem óleo.
O que usar:
- Para limpeza, as loções à base de ácido salicílico
- Esfoliantes diariamente
9) SECA,SENSÍVEL,PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características:
- Uma das peles mais problemáticas. Muito fina e seca, apresenta irritações, vermelhidão e descama com freqüência. Arranhões e cortes resultam em cicatrizes.
O que evitar:
- Adstringentes, que irritam a pele, e esfoliantes, que a tornam mais ainda sensível
O que usar:
- Águas termais em spray antes de aplicar cremes, para aumentar a hidratação
- Hidratação pela manhã, à tarde e à noite
- Botox, preenchimentos e peelings químicos
10) SECA, SENSÍVEL, PIGMENTADA E FIRME
Características:
- Sujeita a eczemas, dermatites e descamações. Manchas ásperas e grossas no rosto e no pescoço, ressecamento nas mãos e pálpebras escuras
O que evitar:
- Adstringentes e esfoliantes, cosméticos com soja que contenham estrógeno
O que usar:
- Hidratantes com filtro solar e ingredientes simples como óleo de oliva ou manteiga de cacau
- Antiinflamatórios para eczemas e dermatites, sob orientação médica.
11) SECA , SENSÍVEL NÃO PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características:
- Ressecada, avermelhada, áspera e sem brilho. Acne moderada, vasos aparentes na face e rugas precoces.
O que evitar :
- Vitamina C, retinol e creme antiidade. Para quem tem acne, produtos com manteiga de cacau e óleo de coco.
O que usar:
- Hidratantes pelo menos três vezes ao dia
- Produtos com coezima Q10,chá verde,extrato de grãos de uva e cafeína para previnir rugas
- Antiinflamatórios, sob prescrição médica.
12) SECA, SENSÍVEL NÃO PIGMENTADA E FIRME
Características:
- Seca, com descamações, vermelhidão e coceiras.
Muito alérgica e com espinhas ocasionais
O que evitar :
- Produtos com álcool, adstringentes e sabonetes agressivos, que tiram a gordura natural da pele.
Produtos com retinol
O que usar:
- Hidratantes fortes, de preferência com filtro solar
Características:
- Sem acne, alergias, irritações ou rugas até os 40 anos. Fácil de bronzear
O que evitar:
- produtos com álcool, sabonetes e loções adstringentes
O que usar:
- Para prevenir ou atenuar rugas, retinol ou ácido retinóico receitado por dermatologistas
- Cremes para o rosto e área dos olhos com antioxidantes em doses altas
- Agentes clareadores, com vitamina c, que aumenta a produção de colágeno e ajuda a diminuir manchas
- Esfoliantes quatro vezes por semana
Características:
- Seca, com descamações no rosto e no pescoço. Áspera nos joelhos e cotovelos. Sardas ou manchas de sol
O que evitar:
- Peelings químicos e tratamentos a laser,que acentuam as manchas escuras.
Produtos com soja e estrógeno.
O que usar:
- Hidratantes com filtro solar, para evitar manchas e sardas
- Produtos com retinol e vitamina K para hidratação
15) SECA, RESISTENTE, NÃO PIGMENTADA E PROPENSA A RUGAS
Características:
- Pele bem clara, típica do norte da Europa, delicada e sem sardas ou manchas
O que evitar:
- Sabonetes e xampus com detergentes, produtos com álcool e adstringentes
O que usar:
- Até os 30 anos, a hidratação com produtos ricos em antioxidantes como vitamina C e E, chá verde e coenzima Q10. A partir dessa idade, produtos à base de retinol, com prescrição médica.
- Para prevenir rugas, cremes com ácido hialurônico, colágeno e elastina
16) SECA, RESISTENTE, NÃO PIGMENTADA E FIRME
Características:
- Pele típica de loiros ou morenos claros. Não bronzeia
O que evitar:
Produtos à base de álcool e adstringentes
O que usar:
- Hidratantes tradicionais, à base de glicerina e água de rosas, são baratos e eficientes para esse tipo de pele.
ESPERO TER AJUDADO VOCÊ A DESCOBRIR SEU TIPO DE PELE.
AGORA É SÓ MARCAR UMA CONSULTA E FAZER OS TRATAMENTOS ADEQUADOS .
Dra. Simone Helena