sexta-feira, 12 de março de 2010

OLHEIRAS ... O QUE FAZER ?


O QUE é OLHEIRA ?

Olheira é a concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior o que resulta num tom escurecido na região ocular

O QUE PODE CAUSAR AS OLHEIRAS ?

A hereditariedade

Bem como as varizes, as olheiras podem ser causadas por genes herdados. Se desde nova você apresenta olheiras em demasia, então é provável que familiares também tenham. Abaixo dos olhos a pele é muito fina e quando o sangue passa por vasos próximos à superfície da pele (principalmente as peles claras) nota-se um escurecimento da pele.

Exposição excessiva ao sol

A exposição excessiva aos raios solares, mesmo em peles mais escuras, faz aparecer uma pigmentação escura (melanina) por toda a pele, nota-se mais claramente sob os olhos pois esta é a região que observamos diretamente num bate-papo. Evitar tomar sol em demasia, usar sempre o filtro solar e proteger os olhos com óculos de sol de alta qualidade evitam as olheiras.

Alergias e coceiras

Coçar a região próxima aos olhos contribui para o surgimento da olheira, o esfregar da pele causa irritação. Alergias a alimentos e medicamentos também pode contribuir para o aparecimento de olheiras, neste caso o cuidado com a alimentação e, eventualmente, um bom papo com o médico pode solucionar o problema.

Remédios

Qualquer remédio que esteja associado à dilatação das veias pode causar olheiras, isso ocorre porque a pele abaixo dos olhos é muito fina e delicada e a elevação do fluxo sanguíneo pode ficar visível.

Alimentação

Uma alimentação pobre pode ajudar no aparecimento das olheiras, a descoloração da pele sob os olhos pode ser um indicativo de que a alimentação vai mal. Diversifique sua dieta e e mantenha a alimentação balanceada que seus olhos agradecerão.

Cansaço

O excesso de trabalho, as preocupações e a falta de sono causam palidez da pele, a consequência é que os vasos sanguíneos da região sob os olhos ficam mais visíveis e com aparência azul ou escura.
Gravidez e menstruação
Durante a gravidez e também no período da mestruação o organismo feminino experimenta uma falta de ferro que pode levar ao aparecimento das olheiras, durante a menstruação as olheiras não demoram a ir embora e na gravidez o ideal é conversar com seu médico a viabilidade do uso de vitaminas.

Fotoenvelhecimento e gravidade

Outros dois fatores também favorecem o aumento desta hiperpigmentação com o passar do tempo: o fotoenvelhecimento e a gravidade. A medida que a pele da região da pálpebra inferior, se move para baixo, por efeito da gravidade, ela torna-se mais fina; os vasos sanguíneos aumentam, em resposta a esse adelgaçamento.
O afinamento da pele também faz com que esses vasos e que qualquer pigmento que haja na área abaixo dos olhos tornem-se mais visíveis. Qualquer trauma pode se transformar em depósito de hemosiderina (pigmento resultante da transformação do pigmento do sangue), como também, a exposição à radiação ultravioleta A, com o passar do tempo, aumenta a melanina na área, o que contribui para o escurecimento. Com o passar do tempo todos esses fatores contribuem para o aparecimento das olheiras.

Tratamentos mais indicados :

Laser: Esse tipo de tratamento é ideal para acabar com as olheiras, o laser pode agir no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O laser de luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura, causando a fragmentação do pigmento, clareando a pele.

Cremes: Uma outra opção para quem não quer fazer sessões de laser é escolher tratamentos que agem na drenagem local ou e que melhoram a vasodilatação venosa, como por exemplo usar produtos com bioflavanóides (rutina, benzopironas, escina) princípios ativos que aumentam o tônus venoso e diminuindo a dilatação, já que atuam na microcirculação sanguínea.

Peeling: Os ácidos causam uma esfoliação suave da região com clareamento, mas esse tipo de tratamento é restrito, e depende da avaliação de um médico para evitar manchas ou outras complicações. Porém, em uma versão menos abrasiva, a pessoa poderá recorrer aos produtos despigmentantes, ou seja, que removem o pigmento, como o ácido kójico, fítico, hidroquinona ou aqua licorice.

Carboxiterapia: A carboxiterapia tem se tornado eficiente para o tratamento das olheiras. Com a infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e nutrição celular, e também há o fato que o descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, melhorando a flacidez da pele.

DICAS :

. Use hidratantes anti-olheiras, específicos para as pálpebras. Produtos com vitamina C e gingko biloba são os melhores.

. Faça massagens leves com os dedos na região da pálpebra, para ativar a circulação.

. Durma pelo menos oito horas por noite.

. Faça exercícios físicos regularmente. Eles reduzem o estresse e, consequentemente, as olheiras.

. Use só protetores solares com “testado dermatologicamente” escrito no rótulo. O FPS 30 é ideal para as pálpebras.

. Fuja das sombras escuras, para não destacar as olheiras ainda mais. Prefira pigmentos claros, como rosa e pêssego.

.Colocar rodelas finas de batata ou grossas de pepino sobre os olhos por 20 minutos com água fria pode ajudar",

.chá de camomila em formas de gelo e, depois, aplicar as pedrinhas (com gaze) sobre cada olho, por 10 minutos.


" É sempre bom consultar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento a ser indicado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG É SOMENTE INFORMATIVO, OS COMENTÁRIOS ENVIADOS PODEM SER RESPONDIDOS OU NÃO, DEPENDENDO DA DÚVIDA DE CADA SEGUIDOR OU PESSOA QUE ACESSE NOSSOS SERVIÇOS ..

GRATA PELA COMPREENSÃO DE TODOS.

ATT.
DRA. SIMONE