terça-feira, 11 de maio de 2010

-- CERATOSE FOLICULAR OU PILAR


- O que é?

Manifestação frequente devido a uma alteração da última camada da pele que forma "rolhas" nas aberturas dos folículos pilosos. Geralmente surge na infância e há uma tendência familiar. A causa é genética, mas hábitos como os de usar roupas justas podem agravar o quadro.

Manifestações clínicas

As áreas mais frequentemente acometidas são a parte externa dos braços (principalmente) e das coxas. A doença se manifesta pela formação de "bolinhas" endurecidas nas aberturas dos poros, que deixam a pele áspera. As "rolhas" causam a retenção da secreção sebácea podendo formar lesões semelhantes a espinhas que, algumas vezes, podem inflamar e deixar manchas escuras residuais.

Tratamento

Não existe uma forma de se acabar definitivamente com a doença, mas medicações de uso local, sob a forma de loção, creme ou gel, controlam bem o quadro e devem ser usadas continuamente, mesmo quando se obtiver melhora, para manutenção do resultado.

Deve-se evitar o uso de roupas apertadas, tecidos sintéticos e de produtos gordurosos nos locais afetados. As manchas escuras tendem a diminuir com o controle da doença e podem melhorar mais rápido com o uso de despigmentantes indicados pelo dermatologista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG É SOMENTE INFORMATIVO, OS COMENTÁRIOS ENVIADOS PODEM SER RESPONDIDOS OU NÃO, DEPENDENDO DA DÚVIDA DE CADA SEGUIDOR OU PESSOA QUE ACESSE NOSSOS SERVIÇOS ..

GRATA PELA COMPREENSÃO DE TODOS.

ATT.
DRA. SIMONE