quarta-feira, 26 de agosto de 2009

** ESCLARECIMENTOS SOBRE A ACNE NA MULHER ADULTA **


A acne, além de acometer um grande percentual dos adolescentes, pode atingir também mulheres na idade adulta. A doença pode surgir nesta fase da vida ou ser resultado da persistência da acne juvenil.
Pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença.
Apesar da acne da mulher adulta estar relacionada ao aumento da ação dos androgênios, muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios.

Manifestações clínicas:

Clinicamente, as lesões costumam ser mais profundas, formando pequenos nódulos avermelhados e doloridos, com menor presença de pústulas (lesões com pus). As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço. Estão presentes também cravos abertos (pretos) e fechados (brancos).
Outras características que podem estar acompanhando a acne da mulher adulta, devido à ação dos androgênios, são o aumento da seborréia, aumento de pêlos e alopécia androgênica (queda de cabelos). Em alguns casos pode ocorrer também irregularidade menstrual.

Tratamento:

Confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (anti-andrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.
Medicações de uso local e peelings superficiais também são importantes no combate à acne. Casos graves podem ser tratados com a isotretinoína (Roacutan) , que elimina a doença definitivamente em alguns meses.

Novos tratamentos também estão sendo utilizados para tratar a doença:

Tazaroteno: derivado do ácido retinóico de última geração, usado sob a forma de creme e ideal para formas leves de acne (graus I e II).
Terapia fotodinâmica: irradiação das áreas afetadas com luz após a aplicação de uma substância que reage com a lesão da acne e absorve melhor a luz, levando à sua destruição.
Pulso de antibióticos: novos antibióticos, utilizados por curtos períodos a intervalos determinados de tempo.
A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e de cada fase da acne, sendo importante uma avaliação detalhada da paciente pelo médico que a acompanha
.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

VOCÊ PODE PRECISAR DESTAS DICAS :


UNHA ENCRAVADA

o que é?

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação.
A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.
O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento das unhas. Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.


Manifestações clínicas :
Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões" e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (carne esponjosa), a área vermelha da foto.


Tratamento :
Para evitar o encravamento das unhas, nunca as corte pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres. As unhas dos pés devem ser cortadas retas. Evite cortar as unhas curtas demais, deixando sempre uma pequena faixa de borda livre (aquela parte branca). Evite usar calçados apertados.
O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso. Desde medidas simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha no canto onde ela encrava podem ser necessários. A extração da unha deve ser evitada pois, quando ela voltar a crescer, pode encravar novamente. O tratamento cirúrgico visa desobstruir a passagem da unha, que pode então crescer livremente.

Em caso de infecção secundária, pode ser necessário o uso de antibióticos de uso local ou via oral. O granuloma piogênico (carne esponjosa), quando ocorre, deve ser cauterizado com substâncias químicas ou então através de eletrocoagulação. O tratamento ideal para a unha encravada deve ser determinado pelo DERMATOLOGISTA.



QUEIMADURAS


Como proceder em caso de queimaduras?

imediatamente coloque e mantenha a área queimada sob água fria ou gelada até aliviar a dor.
não coloque qualquer produto na queimadura (pasta de dente, manteiga...). Não ajudam e atrapalham a limpeza das lesões. Nem mesmo os cremes para queimadura, vendidos nas farmácias, devem ser colocados sem a orientação de um médico.
Caso formem-se bolhas, não as estoure. Se isto for necessário, deve ser feito por um médico.
procure sempre atendimento médico para avaliação da necessidade de tratamento das lesões para uma melhor cicatrização.
ATENÇÃO : queimaduras em áreas muito extensas, mesmo que superficiais, podem representar risco de vida. Procure imediatamente atendimento médico.
após cicatrizada, evite expor a área queimada ao sol, pois aumenta o risco de escurecimento.
mesmo protegendo-a, pode ocorrer o escurecimento da pele, que pode ser tratado pelo dermatologista.


MICOSES DA PELE

Como evitar :

A umidade da pele, provocada pelo suor ou pelo costume de não se enxugar adequadamente após o banho, favorece o surgimento das micoses da pele. Hábitos higiênicos são importantes para se evitá-las. Previna-se seguindo as dicas abaixo:
*seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e entre os dedos dos pés.
*evite ficar com roupas molhadas por muito tempo (sungas, maiôs, etc.)
*evite o contato prolongado com água e sabão.
*não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas.
*não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
*observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
*evite mexer com a terra sem usar luvas.
*use somente o seu material de manicure.
*evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados. *Use sempre meias de algodão.
*evite roupas quentes e justas. Evite os tecidos sintéticos, principalmente nas roupas de baixo. Prefira sempre tecidos leves como o algodão.


PÊLO ENCRAVADO


O que é?
Doença mais comum em pessoas de pele negra e provocada pela característica recurvada dos pêlos que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória conhecida como pseudofoliculite.
A causa principal é o ato de raspar ou depilar os pêlos que, quando voltam a crescer, encravam-se.


Manifestações clínicas:

As áreas mais afetadas nos homens são o pescoço e a nuca e, nas mulheres, a virilha. Nestas localizações, por serem áreas de dobra da pele, alguns pêlos já nascem de forma oblíqua, o que facilita o seu encravamento.
Com o crescimento, os pêlos penetram a pele formando lesões avermelhadas, inflamatórias, endurecidas e frequentemente com pus, devido à contaminação bacteriana. Algumas chegam a formar verdadeiros cistos, cujo conteúdo é o pêlo que cresce continuamente para o seu
interior.

Tratamento:
Recomenda-se o desencravamento manual de cada pêlo com agulha esterilizada, colocando-a por sob a alça formada e levantando-o. Não é necessário furar a pele.
Deve-se evitar o escanhoar (barbear no sentido contrário ao do crescimento do pêlo), utilizando a lâmina sempre de forma bem suave. Em casos com inflamação o médico dermatolohista poderá indicar um creme anti-inflamatório e antibiótico, de acordo com cada caso.
Uma forma de acabar definitivamente com os pêlos encravados é deixá-los crescer. Quando estão longos, os pêlos perdem a força para penetrar a pele. Como muitas vezes isto não é possível, uma outra opção é a DEPILAÇÃO A LASER.

sábado, 22 de agosto de 2009

"CONHEÇA A PELE "


A PELE - É formada por três camadas, bem unidas entre si. São elas: epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes. A epiderme é a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver. A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água do organismo e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo.
Em seguida vem a derme, a camada do meio da pele. É formada por fibras e por grande quantidade de vasos sangüíneos e terminações nervosas. Essas terminações recebem os estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro, através dos nervos. Estes estímulos são traduzidos em sensações, como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer.
A hipoderme é a terceira e última camada da pele. Essa camada é formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, depende se a pessoa é gordinha ou magrinha. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas. Mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias – muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, cuidado com o que se usa nela! Esse cuidado deve ser maior na criança e no idoso, pois a sua pele é mais fina e tem maior capacidade de absorção.
A cor da pele é conferida por um pigmento chamado melanina, que em maior ou menor quantidade determina a variação da pele branca a negra. Esse pigmento ajuda na proteção ao sol, assim a pele clara é mais desprotegida e tem maior risco de queimaduras por ter menor concentração de melanina. Você sabia? Esses pigmentos estão na pele, no cabelo e nos olhos. Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de melanina e surgem então os cabelos brancos!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HIDRATAÇÃO DA PELE : O QUE É NECESSÁRIO SABER



A pele normal possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente. Vários fatores podem influir neste percentual, deixando a pele ressecada.



O que pode provocar o ressecamento da pele?

São vários os fatores responsáveis:

Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação.
Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.
Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.
Algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.
As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o fotoenvelhecimento, também favorecem a sua desidratação.

Quais os problemas de uma pele desidratada?

A pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, além de ganhar aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação. A pele ressecada é mais frágil e sujeita a irritações.


Que cuidados podem evitar o ressecamento da pele?

Para evitar o ressecamento, é importante:

* Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.
* Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.
* Nas áreas de pouca oleosidade, não deve-se utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.
* Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.
* Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.
* Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.




Por que a pele fica mais ressecada no inverno?

No inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.


Qual o melhor hidratante?

O hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa. O profissional mais habilitado para avaliar o tipo de pele e os produtos mais indicados para ela é o médico Dermatologista.



A descamação pode ser provocada por uma doença?

Algumas vezes, o ressecamento da pele pode ser provocado por doenças que provocam descamação como: a dermatite atópica, a psoríase e a ictiose, entre outras. Nestes casos, é importante que o dermatologista diagnostique qual é a causa da descamação para indicar o tratamento mais adequado.





site dermatologia.net

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Bronzeamento Artificial - O Perigo de um bronzeado rápido











No inverno, em que o sol brilha forte mas a brisa gela o corpo, muitas mulheres preferem recorrer às câmaras de bronzeamento artificial e arriscar a própria pele em nome da vaidade. Os dermatologistas alertam, entretanto, que o bronze pode custar caro não só ao bolso, mas à saúde".
Os raios UVA das cabines de brozeamento, até agora considerados "supostamente cancerígenos", foram classificados como "cancerígenos" pelo Centro Internacional de Investigação sobre o Câncer (CIRC), a agência da Organização Mundial de Saúde (OMS) para esta enfermidade.
A conclusão foi divulgada por um grupo de 20 especialistas, de nove países, reunidos no CIRC, com sede em Lyon, na França.

ESCLARECENDO :

Raio Ultravioleta -Por muito tempo, os raios ultravioleta B foram o vilão solitário dos banhos de sol. Responsável por queimaduras, cor vermelho-pimentão e sensação de ardência na pele no dia seguinte, a radiação UVB é também cancerígena. Essa constatação impulsionou e serviu de argumento para os empresários do bronzeamento artificial. A maioria das máquinas prometia segurança aos clientes, por oferecer um banho intenso de radiação ultravioleta A. Pesquisas científicas identificaram que também os raios UVA, em altas doses, podem desencadear tumores, além de acelerar o envelhecimento da pele. Nas camas de bronzeamento, a concentração dos raios ultravioleta A, que têm maior poder de penetração na pele, é duas a três vezes maior que a luz solar.


Raios UVA das cabines têm os mesmos efeitos nocivos

Desde 1992, os raios solares ultravioletas (A, B e C), do mesmo modo que os UVA artificiais de lâmpadas de bronzeamento, figuram no nível 2 da classificação do CIRC, mas diante dos últimos estudos científicos, o órgão elevou todos os raios ultravioletas ao nível 1: cancerígeno para o homem.
Análise concluiu que quando a exposição aos raios UVA artificiais começa antes dos 30 anos de idade, o risco de melanoma (a forma mais agressiva do câncer de pele) aumenta em 75%, destaca o CIRC.
O organismo destaca ainda que numerosos estudos mostraram uma ligação entre o bronzeamento artificial e o melanoma ocular.
Além disso, outro perigo é a má manutenção das instalações, pois os tubos que produzem os raios UVA envelhecem e a luz que emitem torna-se ainda mais perigosa.

O bronzeamento artificial atua como "exposição solar concentrada", constitui enorme agressão cutânea e não deve, de modo algum, ser recomendado com finalidade estética ou preventiva de queimaduras antes da exposição solar.Evidências clínicas, epidemiológicas e estudos experimentais, apontam o Departamento de Oncologia Cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia, têm demonstrado a participação das radiações ultravioleta A e B no desencadeamento de reações inflamatórias imediatas (eritema, xerose e prurido) e crônico-degenerativas tardias na pele. Esses efeitos a longo prazo estão principalmente relacionados aos processos de envelhecimento cutâneo (elastose solar, rugas e espessamento da pele), às doenças desencadeadas ou agravadas pelo sol (melanoses e queratoses solares, fotossensibilidade, lupus, entre outras) e aos cânceres da pele (principalmente os carcinomas denominados basocelular e espinocelular e os melanomas).É incontestável que a luz solar é imprescindível para a vida. É germicida e participa da síntese de vitamina D. Entretanto, vem tornando consenso que o bronzeamento não é saudável, seja ele adquirido na praia, no campo ou nas câmaras de bronzeamento.


Várias medicações tópicas, perfumes, frutas e vegetais são fotossensibilizantes (ativados com a luz do sol) e se utilizadas, inadvertidamente, pelos usuários das cabines de bronzeamento, podem levar a conseqüências desastrosas como queimaduras e marcas eternas.Evite tomar sol das 10h às 15h, mesmo fazendo uso de filtros solares. Nesse horário, procure locais com sombra e use, sempre que possível, óculos, chapéus e camisetas de manga. É bom lembrar que as roupas claras quando molhadas perdem a capacidade de proteção contra o sol.Usar o filtro solar na pele de forma uniforme e abundante antes de expor-se ao sol, repetindo a aplicação a cada duas horas. É aconselhável um filtro com pelo menos "fator de proteção solar" número 15. Em peles claras, esse fator deve ser maior. O risco de se ter um câncer de pele na vida adulta pode ser reduzido em cerca de 85%, quando os cuidados de proteção solar são devidamente seguidos na infância e na adolescência.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

** Procedimentos Médicos** Botox ,Preenchimentos ...

Em nosso Consultório, você conta com os mais avançados tratamentos e procedimentos médicos.


Faça sua escolha e tenha a certeza de um tratamento seguro e eficaz:



Peeling de Cristal + Ácido Retinóico Face
Dorso –hiperpigmentação pós acne
Peeling Médio a Profundo (Jessner )


Aplicações:
Preenchimento de rugas
Sulco-nasogeniano
Lábio
Botox

Tratamento telangectasias na face

Tratamento manchas Senis no dorso das mãos


SAIBA TUDO SOBRE PEELING






O QUE É PEELING ?


O Peeling químico é uma técnica usada para melhorar a aparência da pele.Uma soluçãoquímica é aplicada sobre a pele promovendo a descamação das suas camadas externas. Isto estimula a renovação da pele.
Existem vários tipos de peeling,os peelings químicos que utilizam o efeito químico de substâncias, existe o peeling físico, que faz lixamentos e abrasões na pele e existe o peeling a LASER, o Ressurfacing a Laser, que faz a retirada da pele com a ação da energia luminosa do Laser.


COMO AGE O PEELING ?

A pele é formada por duas camadas principais a epiderme e a derme. A Epiderme é subdividida em 5 camadas muito finas: Extratos Corneum, Lucidun, Granulosum, Spinosum e Basal
e a Derme em 2 camadas mais espessas: Papilar e Reticular
Separando as duas camadas, fica a membrana basal , responsável pela regeneração da pele. A membrana basal se continua pelos anexos da pele, como os folículos pilosos e glândulas é esta membrana basal a responsável pela regeneração da pele após os peeling mais profundos.
Explicando de uma maneira simples, o peeling retira camadas da pele e cria uma regeneração celular a partir da camada basal e dos anexos que gerará uma pele melhor.
Os peelings podem ser muito superficiais , superficiais , médios e profundos dependendo da região da pele que atinge .



TIPOS DE PEELING , CAMADAS ATINGIDAS E PROBLEMAS TRATÁVEIS

Nível 1
Peeling Muito Superficial
Camadas Superiores da Epiderme
manchas muito superficiais, aspereza, pele sem brilho, pele descamativa , pele "seca", peles "cansadas" e "maltratadas"

Nível 2
Peeling Superficial
Epiderme
manchas superficiais, aspereza, rugosidades finas, acne ativa,

Nível 3
Peeling Médio
Epiderme , Derme papilar e camada superficial da derme reticular
Rugas, manchas, cicatrizes de acne , sulcos,

Nível 4
Peeling Profundo
Epiderme , Derme reticular
Envelhecimento total da pele, cicatrizes de Acne muito profundas



PLANEJAMENTO , APLICAÇÃO E RESULTADOS ESPERADOS :

O Peeling segue uma série de rotinas, que deverão ser obedecidas rigorosamente, porque delas dependem os resultados.
A variação individual é grande, e só a avaliação do médico poderá concluir exatamente a melhor conduta .




Seguem algumas orientações :


* A consulta : Os tratamentos são personalizados para cada paciente , e devem ser iniciados com uma consulta, onde serão identificados os problemas e orientados eventuais exames que vão preceder o procedimento. Depois de uma ampla explanação, será escolhido o tipo de peeling a ser aplicado. se muito superficial, superficial , médio ou profundo. Antes do tratamento avise ao seu médico se possuir cicatrizes anteriores alteradas, tratamentos com radioterapia, possibilidade de gravidez ou se possui herpes simples, já que esse tratamento pode reativar a doença. Podem ser feitos na face, pescoço, colo, mãos e braços.

* O preparo da pele : Inicialmente a pele é limpa e desengordurada com um agente químico.

* O Procedimento: Uma ou mais substâncias químicas são aplicadas, como ácido retinóico, ácido salicílico, ácido lático, ácido tricloroacético, fenol, entre outros. Durante a aplicação do peeling o paciente pode sentir ardor ou pinicamento que pode durar até 5 minutos, cessando completamente antes de sair do consultório.



O QUE VOCÊ PODE ESPERAR APÓS O PEELING:


Os peelings superficiais deixam a pele avermelhada após a sua retirada e com a sensação
de ressecamento, seguida de descamação que dura de 3 a 5 dias. Os peelings médios escurecem a pele após 48 horas de sua realização, formam crostas e descamam por 7 a 10 dias.



RECOMENDAÇÕES APÓS O PEELING :

_ Evitar o sol e aplicar filtros solares várias vezes ao dia;
_ Manter a pele hidratada;
_ Usar somente sabonetes neutros para o local duas vezes o dia;
_ Não retornar o uso de cremes com ácidos até que seja orientado;
_ Homens podem se barbear somente com aparelhos elétricos;
_ Não remover a pele que começa a descamar por risco de formar cicatriz;
_ Avisar caso ocorra dor, secreção purulenta ou crostas espessas;
_ Avisar o médico caso tenha herpes labial ou na face;
_ Não usar substâncias químicas como agentes depilatórios, maquiagem, perfumes,
detergentes, tinturas ou spray de cabelos;
_ Retornar nas consultas agendadas.






Observação: Não são autorizadas fotos ou vídeos de pacientes para demonstração de tratamentos estéticos , caso haja alguma dúvida marque uma consulta com Dra. Simone Helena para maiores esclarecimentos .

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MELASMAS / CLOASMA






O QUE É ?


O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico.
A doença aparece principalmente nas mulheres, mas também pode acometer os homens. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o surgimento do melasma.
A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto.


MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

A doença se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), na testa, nariz, lábio superior e têmporas. As manchas geralmente tem limites precisos e são irregulares, formando placas que, em seu contorno, apresentam pontilhado pigmentar.


TRATAMENTO


Para evitar o melasma, as mulheres não devem se expor ao sol sem proteção solar durante a gravidez ou uso de anticoncepcionais hormonais (pílula).
O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento. No entanto, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorre com bastante frequência.
Para o tratamento do melasma é fundamental o uso de protetores solares potentes sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV, como o dióxido de titânio.
O tratamento é feito com o uso de substâncias despigmentantes, aplicadas na pele. A associação dos despigmentantes com alguns tipos de ácidos geralmente aumenta a eficácia daqueles. Quando o pigmento se localiza mais profundamente, a melhora é mais difícil, exigindo persistência para se obter um bom resultado.
Peelings superficiais podem acelerar o processo facilitando a penetração dos despigmentantes e ajudando a remover o pigmento das camadas superiores da pele. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista.


Seguindo corretamente o tratamento , você pode ter a pele que sempre sonhou ...

domingo, 2 de agosto de 2009

GRIPE SUÍNA - ALERTA



DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNÓLOGICO


O melhor que você pode fazer é reforçar o seu sistema imunológico através de uma alimentação correta e saudável, no sentido de manipular sua imunidade, preparando suas células brancas do sangue (neutrófilos) e os linfócitos (células T) as células B e células matadoras naturais. Essas células B produzem anticorpos importantes que correm para destruir os invasores estranhos, como vírus, bactérias e células de tumores. As células T controlam inúmeras atividades imunológicas e produzem duas substâncias químicas chamadas Interferon e Interleucina, essenciais ao combate de infecções e de tumores.Bem vamos ao que interessa, ou seja, quais alimentos são importantes (estimulam a ação do sistema imunológico e potencializam seu funcionamento).·

Antes de tudo, tome pelo menos um litro e meio de água por dia, pois os vírus vivem melhor em ambientes secos e manter suas vias aéreas úmidas desestimulam os vírus. Não a tome gelada, sempre preferindo água natural e de preferência água mineral de boa qualidade.· Não tome leite, principalmente se estiver resfriado ou com sinusite, pois produz muito muco e dificulta a cura.· Use e abuse do Iogurte natural, um excelente alimento do sistema imunológico.· Coloque bastante cebola na sua alimentação.· Use e abuse do alho que é excelente para o seu sistema imunológico.· Coloque na sua alimentação alimentos ricos em caroteno (cenoura, damasco seco, beterraba, batata doce cozida, espinafre cru, couve) e alimentos ricos em zinco (fígado de boi e semente de abóbora).· Faça uma dieta vegetariana (vegetais e frutas).· Coloque na sua alimentação salmão, bacalhau e sardinha, excelentes para o seu sistema imunológico.· O cogumelo Shiitake também é um excelente antiviral, assim como o chá de gengibre que destrói o vírus da gripe.· Evite ao máximo alimentos ricos em gordura (deprimem o sistema imunológico), tais como carnes vermelhas e derivados.· Evite óleo de milho, de girassol ou de soja que são óleos vegetais polinsaturados.Importante: mantenha suas mãos sempre bem limpas e use fio dental para limpar os dentes, antes da escovação.
Com esses cuidados acima e essa alimentação... os vírus nem chegarão perto de você.(uma pequena contribuição para você enfrentar essa e qualquer gripe que porventura apareça no seu caminho).

Prof. Dr. Odair Alfredo Gomes
Laboratório MorfofuncionalFaculdade de Medicina - Unaerp

FIQUE ATENTO AOS SINTOMAS :

A gripe suína é provocada pelo vírus da gripe tipo A sendo uma variante do vírus H1N1 que normalmente só contaminava porcos mas que agora está contaminando seres humanos e se transmitindo entre seres humanos. O sintoma da gripe suína é parecido com o sintoma da gripe comum.












As medidas preventivas “genéricas” divulgadas pelo CDC (o órgão dos EUA responsável por prevenir e combater epidemias, entre outras atribuições) contra a gripe suína são bastante acessíveis.


5 precauções listadas pelo CDC:

* Cobrir nariz e boca com um lenço descartável ao tossir e espirrar, jogando o lenço numa lixeira em seguida.
* Lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou com produto de limpeza à base de álcool.
* Evite tocar seus olhos, nariz e boca (especialmente após tocar em maçanetas, corrimões, etc.).
* Evite contato com pessoas infectadas, pois o vírus é transmitido de pessoa para pessoa.
* Se você ficar doente, fique em casa, não vá ao trabalho ou à escola .


Nunca se deve descartar a possibilidade de contágio. É bem melhor prevenir que remediar .