quarta-feira, 8 de julho de 2009

IMPORTANTE SABER DIFERENCIAR :


QUAL A DIFERENÇA ENTRE VERRUGA E CERATOSE ?

* Na maioria das vezes, lesões ásperas e elevadas que surgem na pele são confundidas com as verrugas. No entanto, em uma grande quantidade de casos elas são ceratoses.
As verrugas são mais comuns em crianças e adolescentes e têm origem viral (Papilomavírus humano - HPV). Devido a isso, podem se espalhar rapidamente ou crescer formando lesões de grande dimensão.
Nos adultos, são mais frequentes as ceratoses seborréicas e as ceratoses actínicas.

As ceratoses seborréicas são devido a uma tendência pessoal , já as actínicas são decorrentes da exposição continuada da pele ao sol ao longo da vida.

Ceratoses seborréicas não trazem implicações mais graves, mas as ceratoses actínicas podem, em alguns casos, evoluir para um tipo de câncer da pele, o carcinoma espinocelular.


QUANDO TRATAR ?

Devido à possibilidade de disseminação, as verrugas virais devem ser tratadas assim que forem percebidas. Quanto menores elas forem e menos disseminadas, mais fácil será a obtenção da cura.
As ceratoses ceborréicas devem ser tratadas se apresentarem crescimento perceptível, se estiverem localizadas em áreas de atrito com as roupas ou acessórios, quando podem ferir e inflamar, ou, por motivos estéticos, já que são lesões escuras e que podem ter aspecto desagradável.
Já as ceratoses actínicas, devido à possibilidade, ainda que eventual, de transformação em câncer da pele, devem ser tratadas o quanto antes. Além disso, deixam a pele áspera e com aspecto envelhecido.


COMO É FEITO O TRATAMENTO?

Pode ser realizado através do uso de substâncias químicas (cauterização química), do congelamento com nitrogênio líquido (criocirurgia) ou até mesmo de cirurgia, entre outras opções.
Consulte seu dermatologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG É SOMENTE INFORMATIVO, OS COMENTÁRIOS ENVIADOS PODEM SER RESPONDIDOS OU NÃO, DEPENDENDO DA DÚVIDA DE CADA SEGUIDOR OU PESSOA QUE ACESSE NOSSOS SERVIÇOS ..

GRATA PELA COMPREENSÃO DE TODOS.

ATT.
DRA. SIMONE