terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O VERÃO CHEGOU !!!!! DICAS E CUIDADOS PARA SUA PELE



O Brasil é o país do sol. Nosso clima tropical apresenta alta incidência de dias ensolarados, favorecendo as atividades de lazer e os esportes praticados ao ar livre. Além disso, nossas belas praias são um enorme atrativo para o encontro social, seja em busca de refresco para o calor ou de diversão. Afinal são mais de 8 mil km de litoral, uma imensa área de lazer gratuito, onde pessoas de todas as idades se encontram e confraternizam.
A exposição solar e as atividades ao ar livre trazem energia para o nosso dia a dia e garantem hábitos saudáveis de vida. No entanto, o sol, que nos proporciona dias inesquecíveis pode trazer problemas imediatos e futuros para a sua pele.





GUIA PARA UM VERÃO SAUDÁVEL

COMO SE PROTEGER DO SOL : 10 DICAS

1. Evite exposições prolongadas e repetidas ao sol. Queimaduras solares acumuladas durante a vida predispõem ao câncer da pele.
2. Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele. Procure a sombra neste período.
3. O bronzeamento ocorre gradativamente, após os primeiros dias de exposição. A pele leva 48 a 72 horas para produzir e liberar a melanina, pigmento que dá cor à pele. Portanto, não adianta querer se bronzear em um só dia. Ficar muito no sol não vai acelerar este processo. Você só vai se queimar e as queimaduras promovem danos irreversíveis para a pele
4. Use sempre barracas de praia, bonés, viseiras ou chapéus. Cerca de 70% dos cânceres da pele ocorrem na face, proteja-a sempre. Não se esqueça de proteger os lábios e as orelhas. As barracas devem ser grossas, para bloquear bem a passagem do sol.
5. Aplique generosamente o filtro solar, 20 a 30 minutos antes de sair ao sol. Este é o tempo necessário para a estabilização do protetor solar na pele, de modo que sua ação ocorra com maior eficácia. Faça isso de preferência em casa, sem pressa. Lembre-se de reaplicar o filtro a cada 2 horas ou após mergulhar.
6. Use filtro solar com FPS 15 ou maior. FPS é a abreviação de Fator de Proteção Solar e significa que usando um filtro com fps=15 sua pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Pessoas de pele muito clara ou que tenham sardas, devem usar filtros com FPS 25 ou maior para garantir uma melhor proteção.
7. Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao câncer da pele. Pessoas de pele muito clara raramente se bronzeiam, portanto não insista em querer se bronzear, você só vai se queimar e danificar sua pele.
8. Mormaço também queima. Não se engane. Mesmo nos dias nublados, até 80% da radiação ultravioleta pode atravessar as nuvens e chegar à Terra. Portanto, use filtros solares também nestes dias.
9. Filtro solar deve ser usado diariamente. Se você se expõe ao sol diariamente, mesmo que não seja na praia, use filtro solar nas áreas expostas para evitar o dano solar que se acumula durante os anos de vida.
10. A proteção das crianças é responsabilidade dos pais! Proteja as crianças e estimule os adolescentes a se protegerem. Este é um hábito que deve ser formado desde cedo. Cerca de 75% da exposição solar acumulada durante a vida ocorre até os 20 anos de idade, sendo muito importante a proteção solar nesta época da vida.


Dicas para o uso correto da proteção solar:

* O fator de proteção solar (FPS) mínimo deve ser o 15.
* Aplique o filtro solar 20 a 30 minutos antes da exposição solar.
* Após aplicar o filtro solar, aguarde 20 minutos antes de mergulhar.
Nas crianças é melhor fazer a primeira aplicação ainda em casa. Se deixar para aplicar ao chegar na praia ou piscina, vai ser difícil convencê-las a esperar 20 minutos para poder mergulhar.
* Espalhe o filtro solar de maneira uniforme e abundante por toda a superfície corporal que vai ser exposta ao sol. Economia é sinônimo de proteção inadequada.
* Não esqueça de proteger as orelhas, os lábios e o peito dos pés!
Peça a alguém para aplicar o filtro solar nas suas costas (deixe a timidez de lado, é melhor que se queimar).
* Filtro solar em spray também precisa ser espalhado com as mãos, senão a aplicação não fica uniforme.
* Reaplique o filtro solar a cada 2 horas e após mergulhar ou transpiração excessiva.
Filtros à prova d'água também precisam ser reaplicados após o mergulho. Eles resistem melhor, mas acabam saindo.
Se os olhos ardem quando mergulha, prefira os filtros solares exclusivamente físicos para a face (vale para as crianças, que esfregam as mãos no rosto após mergulhar).
O uso do filtro solar não significa que você está imune aos efeitos do sol. Cuidado com a exposição excessiva no horário entre 10 e 16 horas. Use barracas, chapéus, bonés, viseiras e camisetas.
Surfistas que permanecem por longos períodos na água devem utilizar roupas de lycra escura para surfar e filtros solares físicos para a face (são mais aderentes).
Mulheres, cuidado, alguns filtros solares mancham o esmalte das unhas.
Siga as dicas acima e aproveite o melhor do sol!



Bronzeamento

Auto-bronzeadores: opção segura
Os auto-bronzeadores, são cremes ou locões com dihidroxiacetona, substância que provoca uma reação química na pele, escurecendo-a. Esta reação provoca a pigmentação da camada mais externa da pele (camada córnea), dando uma cor semelhante à do bronzeamento. Os produtos não estimulam a produção da melanina, pigmento que dá a cor natural da pele portanto, na verdade, não estão bronzeando, apenas tingindo a camada córnea.
Não causam mal algum, a não ser naqueles que tenham alergia ao produto. O inconveniente é que, em algumas pessoas, a coloração resultante não fica muito natural, por isso recomenda-se experimentar o produto em uma pequena parte da pele para ver se a cor fica boa e aí então aplicar no resto do corpo.
O produto deve ser reaplicado em intervalos que variam de 2 a 5 dias para se manter a cor, e são uma boa opção para aqueles que não dispensam uma "corzinha" no verão mas querem manter a pele saudável. Se for usar na face, preferir aqueles que indiquem ser livres de óleo (oil free), para evitar o surgimento de cravos e espinhas. Os auto-bronzeadores não devem, entretanto, ser confundidos com protetores solares, a não ser que possuam a indicação de que possuem filtros solares associados ao produto e com FPS maior ou igual a 15.


Crianças: cuidados especiais


Regra do sol para as crianças
-Não use filtro solar em bebês com menos de 6 meses de idade. Mantenha-os fora do sol. Assegure-se de que há sombra total nos carrinhos e na cadeirinha do carro. Quando sair na rua, use sempre sombrinhas para o sol. Para crianças de 6 meses ou mais:- Evite o sol entre 10 e 16 horas, quando a radiação solar é mais intensa.- Proteja a criança com chapéus e roupas. Um bom chapéu de sol deve proteger as orelhas, nariz e lábios. Isso também reduz o risco da criança vir a desenvolver catarata mais tarde.- Aplique filtro solar com FPS 15 ou mais em todo o corpo de seu filho.- Reaplique o filtro solar a cada 2 horas, principalmente quando ele for à água ou transpirar muito. Alguns remédios fazem com que a pele fique mais sensível ao sol. Quando o pediatra prescrever alguma medicação, pergunte se o sol deve ser evitado. Não se engane com dias nublados. Os raios solares perigosos atravessam as nuvens e a neblina. Cuidado com a luz refletida. A luz do sol reflete na areia, no concreto e na água, atingindo a pele, mesmo na sombra.



Fototipos: o seu tipo de pele



A cor da pele define a reação ao sol


A pigmentação da pele depende da quantidade de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Esta quantidade é determinada por herança genética.
Para efeito de classificação, foram determinados 6 fototipos cutâneos que variam da pele mais clara à pele negra, aumentando de acordo com a quantidade de melanina de cada fototipo.


Fototipos da pele
Consequências da exposição solar:


I -Pele clara, olhos azuis, sardentos
Sempre se queimam e nunca se bronzeiam


II-Pele clara, olhos azuis, verdes ou castanhos claros, cabelos louros ou ruivos
Sempre se queimam e, às vezes, se bronzeiam


III-A média das pessoas brancas normais
Queimam-se moderadamente, bronzeiam-se gradual e uniformemente


IV-Pele clara ou morena clara, cabelos castanhos escuros e olhos escuros
Queimam-se muito pouco, bronzeiam-se bastante


V-Pessoas morenas
Raramente se queimam, bronzeiam-se muito


VI-Negros
Nunca se queimam, profundamente pigmentados

Quanto menor o fototipo cutâneo, maiores devem ser os cuidados com o sol, pois a pele é mais sensível ao dano provocado pela radiação ultra-violeta.
Pessoas com fototipos baixos devem sempre usar protetores com FPS alto, além de proteção física (chapéu, barracas, etc.) para evitar as queimaduras solares, principalmente durante o verão, quando são mais frequentes devido à maior quantidade da radiação ultra-violeta B.
Pessoas com fototipos mais altos podem usar filtros solares com FPS mais baixos, pois a pele é naturalmente mais resistente ao sol.
Mas não são só as queimaduras que ocorrem no verão. Outras doenças da pele são muito frequentes nesta estação, como o herpes labial
e a micose de praia.

ALGUNS TRATAMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS NO VERÃO:


-Os grandes inimigos da pele no verão são os peelings químicos e abrasivos, indicados para rejuvenescimento, renovação e clareamento da pele, o laser ou a luz pulsada, usada para depilação, e a escleroterapia, utilizada para eliminação de vasos ou estrias. “A depilação a laser, por exemplo, exige que o paciente fique um mês antes e um mês depois longe do sol a fim de evitar queimaduras.


TRATAMENTOS LIBERADOS :

Aplicação de toxina botulínica, preenchimentos faciais, limpeza de pele, drenagem linfática, massagens manuais ou em aparelhos para flacidez facial e corporal ou para diminuição de gordura localizada, e esfoliações corporais para renovação celular são totalmente liberados no verão. O bronzeamento a jato também está liberado, então, que tal aproveitar para ganhar a cor do verão de forma saudável?
Tente seguir as regras acima e tenha um verão muito mais saudável.

Um comentário:

  1. Belo post. Muita gente esquece do básico quando vai à praia ou ao clube...
    =]

    ResponderExcluir

ESTE BLOG É SOMENTE INFORMATIVO, OS COMENTÁRIOS ENVIADOS PODEM SER RESPONDIDOS OU NÃO, DEPENDENDO DA DÚVIDA DE CADA SEGUIDOR OU PESSOA QUE ACESSE NOSSOS SERVIÇOS ..

GRATA PELA COMPREENSÃO DE TODOS.

ATT.
DRA. SIMONE