domingo, 13 de dezembro de 2009

CONHEÇA OS 10 PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS QUE VOCÊ DEVERIA EVITAR

-Antes de desfilar o corpinho reformulado por intervenções cirúrgicas é preciso passar por momentos nem um pouco agradáveis. Afinal estamos falando de procedimentos médicos que muitas vezes incluem anestesia, cortes, pontos e internação hospitalar. Portanto, é preciso colocar na balança para saber se os benefícios justificam os riscos incluídos nas mudanças estéticas.


A seguir estão relacionados os dez procedimentos que você deveria evitar:


1. Lipodissolve:


Vários dermatologistas e cirurgiões concordam que, se existe um procedimento para evitar quando o objetivo é reduzir medidas, ele é o chamado lipodissolve. A técnica consiste em injeções que pretendem dissolver teimosos depósitos de gordura. A injeção possui um coquetel de substâncias - a maioria não aprovada para essa finalidade - e não dá para afirmar se elas realmente agem na dissolução das gordurinhas. "Alguns médicos usam o Lipostabil, que pode dissolver gordura e outras estruturas. No entanto, ele pode causar dor, inchaço, nódulos duros, ulceração na pele e contorno irregularidades", explicou à ABC News a dermatologista de Chicago Carolyn Jacob. Apesar dos perigos que envolvem o processo, é crescente a quantidade de clínicas que oferecem a técnica nos Estados Unidos. O procedimento é proibido para fins cosméticos no Brasil e em outros países.


2. Cirurgia nos pés:


Para os mais minimalistas, é possível fazer diversas intervenções cirúrgicas nos pés, desde preenchimentos até remodelação do formato."O público tem de estar ciente dos riscos associados a estes procedimentos. As complicações podem incluir infecção, lesão de algum nervo, inchaço prolongado de um dedo do pé, e até mesmo dor crônica", explicou o ortopedista americano Glenn Pfeffer.


3. Injeções de volume permanente:


A maioria dos produtos usados para "preencher" espaços no rosto possui duração temporária, ou seja, após um certo período são absorvidos pelo organismo e os resultados, perdidos. Neste grupo está incluído o ácido hialurônico. Mas algumas marcas foram concebidas para ficar no corpo por longos períodos. São esses produtos os chamados "permanentes fillers", constituídos por um tipo de silicone líquido que pode incluir na sua formulação a substância Aquamid. Ela pode conduzir a uma série de complicações, inclusive irreversíveis, como a distorção da aparência. "Eu não aplico nenhum tipo de injeção, pois caso o resultado seja insatisfatório, mesmo nos de efeito temporário, é preciso esperar um tempo considerável até que a aparência negativa suma de vez", afirmou ao site o cirurgião plástico Malcolm Roth.


4- Injeção para aumentar os seios:


A idéia não é nova e atrai muitas mulheres, pois parece ser uma alternativa mais rápida e menos invasiva que o implante mamário. Tradicionalmente, o procedimento utiliza a gordura colhida em outras áreas do corpo, como as nádegas e coxas. O "material" passa por um processo que pode ser descrito vulgarmente como uma filtragem e, em seguida, é reaplicado no corpo, no caso, nos seios. Mas, a técnica não é tão simples como parece. Alguns cirurgiões estéticos defendem que a injeção de gordura, ou de qualquer outra substância, para dentro ou atrás do tecido mamário, pode ser potencialmente perigosa, pois existe o risco da gordura calcificar, criando uma cicatriz massificada dentro dos seios. E estas calcificações podem mascarar ou simular a presença de câncer de mama.


5. Aumento das pernas:


Para algumas pessoas, a busca por uns centímetros a mais na estatura é capaz de justificar uma intervenção dolorosa que envolve quebrar as duas pernas e utilizar dispositivos, como parafusos, para ampliar gradualmente os ossos. A técnica é amplamente conhecida na China e outros países asiáticos, onde jovens profissionais procuram o procedimento para ganhar uma vantagem no mundo dos negócios. Nos Estados Unidos, a técnica também é realizada, no entanto, Robert Rozbruch, diretor do Instituto para a reconstrução e alongamento ósseo, em Nova York, disse à ABC News que não aprova esse alongamento para fins cosméticos, e que os pacientes que chegam ao seu centro só podem receber a cirurgia após uma extensa lista de testes psicológicos.


6. Implante de nádegas:


Embora muitos mortais queiram reduzir as medidas do quadril, há quem busque uma alternativa para "avantajar" o bumbum. Para esses indivíduos, a cirurgia estética pode oferecer implantes de nádegas.Ao contrário dos implantes mamários, que são preenchidos com um gel de silicone ou soro fisiológico, para as nádega é usado silicone sólido, posicionado abaixo do revestimento fibroso dos músculos. O resultado é uma arredondada, e mais volumosa, retaguarda. Porém, o preço pode ser alto para muitos pacientes. "Há uma alta taxa de problemas com esses implantes", disse à publicação o cirurgião plástico Malcolm Roth. Um dos principais problemas é o risco de infecção. Isto ocorre porque, a fim de ocultar a incisão da cirurgia, muitos médicos a fazem entre as nádegas, perigosamente perto do ânus e dos germes que lá residem. Além disso, os implantes estão situados em uma região do corpo muito "usada". "Colocar um implante em uma área que você vai sentar em cima a todo momento, acarreta, sim, grandes chances do desencadeamento de problemas", completou Roth.


7. Maquiagem para a vida toda:


É difícil resistir ao sonho de levantar da cama já maquiada. Mas para quem optar por uma maquiagem definitiva, saiba que o desejo pode se transformar em pesadelo."Muitos pacientes me pedem para remover a maquiagem definitiva. Mas deixo bem claro que as marcas são difíceis de tirar", avisa Malcolm Roth. A grande dificuldade é devido ao fato de que as áreas tatuadas são delicados tecidos da face, como o interior das pálpebras e os lábios. E mesmo com a alta tecnologia em laser para a remoção, nunca há uma garantia de que as tatuagens irão desaparecer completamente.


8. Procedimentos faciais extremos:


Como as imagens de algumas celebridades podem atestar, a extrema mudança facial gera impactos dramáticos. Gregory Branham, cirurgião facial e professor da Universidade de Washington, em Saint Louis, disse que trata um grande número de pacientes que querem uma revisão do trabalho anterior feito em seus rostos. No entanto, às vezes, o procedimento feito no passado pode ter envolvido lipoaspiração facial, em que a gordura natural é sugada. Uma relíquia dos anos 1970, segundo professor, foi o hábito de repuxar a pele para eliminar rugas. "Embora eu não realize esses procedimentos, vejo pessoas com falhas graves que precisam ser reparadas", disse Branham ao ABC News. Os malefícios dos maus procedimentos faciais não se restringem apenas à cirurgia. Intervenções feitas com laser podem deixar cicatrizes que demoram a desaparecer.


9. Mastopexia com aumento dos seios:


O perigo está em unir duas técnicas em uma mesma intervenção cirúrgica. A mastopexia consiste em "levantar" os seios, e em muitos casos é aconselhável a redução da mama, essencialmente para reforçar os tecidos de sustentação. No entanto, se a intenção é levantar e também aumentar o volume, as técnicas podem entrar em conflito.O procedimento começa com a remoção do excesso de pele sobre os seios durante a mastopexia. Em seguida, é preciso esticar o restante da pele, a fim de acomodar os implantes mamários. "A elevação dos seios com aumento simultâneo dos mesmos tem maiores chances de resultados negativos", afirmou na matéria Henry Kawamoto, professor clínico de cirurgia plástica.


10. Qualquer procedimento feito por mãos destreinadas:


Com a explosão da popularidade da cirurgia plástica nas duas últimas décadas, conseqüentemente aumentou a quantidade de profissionais dispostos a executar tais operações. "Provavelmente todo mundo já ouviu falar do médico itinerante que realiza procedimentos em um quarto de hotel por preços atraentes e, em seguida, está longe de ser encontrado quando surgem complicações," afirmou Gregory Branham ao site. Por isso, antes de qualquer decisão, você precisa pesquisar sobre o médico, investigar referências do profissional e não se deixar levar apenas por uma conversa convincente.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

** ESCLARECIMENTO SOBRE PROTETOR SOLAR **


-Recebemos na data de 03-12-2009, Carta-ofício encaminhada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor tecendo explicações sobre o teste realizado com o produto “protetor solar”. Salienta-se, no entanto, que não tivemos acesso às análises técnicas efetuadas que serviram como base para os resultados publicados.

Em relação aos principais dados apresentados, a Sociedade Brasileira de Dermatologia apresenta sua posição abaixo:

Quanto à composição
- O Benzofenona-3 é permitido em concentrações de até 10%, em conformidade com o disposto na RDC 47/06 da Anvisa. O ingrediente é largamente utilizado como filtro UVA em diferentes produtos há muitos anos no Brasil. Sendo também permitido em países da União Européia e Estados Unidos.
A COLIPA (“European Cosmetic, Toiletry and Perfumary Association”), através do Comitê Científico para Produtos de Consumo (SCCP) emitiu parecer em 2008, onde conclui que o uso da Benzofenona-3 como filtro UV em fotoprotetores não oferece riscos à saúde da população, conclusão essa baseada em estudos toxicológicos realizados.
Desta forma, a SBD entende que, à luz do conhecimento atual, não há justificativas para recomendar a proibição da Benzofenona-3 em protetores solares. Quanto à Proteção UVB (FPS) e Resistência a água
- A SBD entende que para aferir o FPS e a resistência a água deve ser utilizado o teste in vivo com voluntários humanos, seguindo normas do FDA (Food and DrugAdministration) e COLIPA(“European Cosmetic, Toiletry and Perfumary Association”) que são as recomendadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O Pro Teste se utilizou da técnica in vitro baseada em leitura espectrofotométrica e com baixa correlação para o estudo in vivo.

Quanto à Proteção UVA
- O Pro Teste realizou o teste de PPD in vitro, publicado pela COLIPA (“European Cosmetic, Toiletry and Perfumary Association”) como alternativa ao PPD in vivo. Porém, ainda não existe um consenso internacional sobre o melhor método para a avaliação da proteção UVA. Os países que compõem o MERCOSUL estão revendo os critérios e regras para o nível de proteção UVA, além das metodologias a serem empregadas. Assim, a quantificação do UVA depende da metodologia empregada.

Quanto à Fotoestabilidade
A descrição do método no ofício para determinação da fotoestabilidade apresentada no estudo realizado pela PRO TESTE é bastante vaga, dificultando a interpretação dos resultados pela SBD. Como não existe ainda método referência para avaliação de fotoestabilidade, a SBD entende que, sem a melhor descrição do método, não há condições para sua avaliação.

Por fim, frisamos a importância da população se proteger do sol, através do uso de bonés, roupas e filtros solares. O uso adequado de filtro solar continua sendo recomendado para a prevenção do dano actínico agudo e crônico, particularmente na prevenção do câncer cutâneo.


Maria de Fátima Melo Borges - Presidente SBD-MG

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

DERMATITES E DERMATOMICOSES -Micoses superficiais da pele - Saiba quais as mais presentes por causa do Calor e do Sol

-As dermatoses são alterações da pele e das mucosas produzidas ou agravadas por agentes que fazem parte de nosso cotidiano. Se levarmos em conta que moramos em um país de clima quente e úmido, veremos que estamos mais expostos às dermatoses.
O calor e o sol são inimigos silenciosos da pele, pois facilitam o surgimento de doenças provocadas pelo excesso de transpiração,como por exemplo a popula brotoeja.

Também são facilitadores de doenças infecto-contagiosas como o impetigo, a furuncolose, a foliculite e a erisipela. O calor contribui para o aparecimento de doenças fúngicas como micosesdo couro cabeludo(tinea capitis), das virilhas(tinea cruris), dos pés (tinea pédis), do corpo(tinea corporis) e das bordas das unhas, além da pitiríase Versicolor conhecida popularmente como pano branco principalmente em regiões como o rosto, o pescoço, o tórax e os membros superiores.

É importante observar que estas dermatoses são doenças que podem ser facilmente previnidas .

ALTERAÇÕES DA PELE :
Para evitar as causadas pelo sol e pelo calor, é importante se proteger.
Brotoejas (miliária)-Nas crianças, a exposição excessiva ao sol ou simplesmente a permanência em ambientes de calor, cria condições para o aparecimento das brotoejas, que podem facilitar outras infecções de pele bacterianas ou micóticas.As áreas preferenciais são as regiões do pescoço e do tronco. Então, não deixe as crianças expostas ao sol e utilize roupas leves e de preferência algodão e de cor clara.

Dermatites de Contato-


As dermatites de contato são as reações alérgicas a determinado agente físico ou químico, como por exemplo a alergia a metais observada nos eczemas provocados pelo uso de relógios ou bijuterias que também facilitam infecções micóticas e/ou bacterianas. Então qualquer lesão de pele mesmo que não incomode deve ser investigada por um médico dermatologista.


Pano Branco (pitiríase versicolor)-

A pitiríase versicolor ou pano branco, é uma infecção superficial de pele produzida por um fungo. É muito frequente em crianças, provoca manchas esbranquiçadas e ás vezes acastanhadas de diferentes formas e tamanhos ao longo do tronco.Estas manchas são ressaltadas após exposição solar. Evite o uso de toalhas ou roupas de outras pessoas e mantenha a higiene corporal.
Caso tenha lesões esbranquiçadas e descamativas procure um médico.

Pés (tinea pedis)-
A região entre os dedos dos pés é naturalmente úmida pelo uso de meias e sapatos , o que favorece o aparecimento das micoses. A limpeza é fundamental bemcomo o uso de meias de algodão que devem ser trocadas diariamente.

O mesmo ocorre com a região das mãos e os espaços interdigitais.Algo muito comum é o espassamento da palma das mãos e dos dedos que deixa a sensação de ressecamento. Previna-se usando luvas quando for lidar com água secando bem as mãos e, se possível, evitando o uso de detergentes e sabonetes perfumados.

Virilha (tinea cruris)-

A área da virilha, especialmente nas regiões perianal e perigenital, é susceptível ao surgimento de fungos. Eles são mais comuns em homens, principalmente adolescentes e adultos que frequentam vestiários de estabelecimentos esportivos e piscinas. As lesões são bem definidas, avermelhadas e coçam muito. Higiene e uso de roupas largas e ventiladas são sempre aconselháveis. Caso tenha lesões assim, procure um médico.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

05/12/2009 -CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PELE / SBD - Sociedade Brasileira de Dermatologia






- A campanha será realizada das 9h às 15h, ininterruptamente, em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação. Os pacientes serão atendidos pelas equipes médicas e, apresentando suspeita de câncer da pele, serão encaminhados para tratamento totalmente gratuito. Nos postos, estão previstas atividades educativas, como aulas expositivas que trazem orientações sobre fotoproteção e dicas de como suspeitar do câncer da pele.
No ano passado, do total de pessoas examinadas, 65,4% confessaram tomar sol sem qualquer proteção e 10,8% foram diagnosticadas com câncer da pele. Cerca de 350 indivíduos, o que corresponde a 0,8% do total, apresentaram melanomas malignos - considerado o câncer da pele mais perigoso, pois está associado a metástases e, consequentemente, a maiores índices de letalidade. De acordo com a Dra. Selma Cernea, coordenadora nacional da campanha, o diagnóstico precoce é determinante para garantir a sobrevida nestes casos e assegurar a escolha do tratamento mais eficaz.
ALGUNS LOCAIS DE ATENDIMENTO :
- AMBULATÓRIO DE DERMATOLOGIA DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS
- AMBULATÓRIO DE DERMATOLOGIA DA SANTA CASA
Qualquer pessoa poderá ser examinada, é só comparecer nos locais e horários marcados.
PARTICIPE !!

LIPODISTROFIA GINÓIDE - A FAMOSA "CELULITE"

- A celulite como o próprio nome sugere é uma inflamação da célula causada pela falta de oxigênio.É uma alteração do tecido conjuntivo gorduroso caracterizada por nódulos e depressões subcutâneas.

COMO ACONTECE O PROCESSO :
Essa alteração uma compressão dos vasos sangüíneos e linfáticos que dificulta a nutrição celular e favorece o acúmulo de toxinas celulares que deveria ser eliminado através dos vasos linfáticos".

Como o aumento de peso piora a celulite, é importante evitar engordar para ajudar a combatê-la. A gordura é a forma que nosso organismo tem para acumular reservas de energia. Se você come mais calorias do que seu corpo precisa para usar no dia a dia, elas se acumulam sob a forma de gordura. Estas reservas serão utilizadas quando seu organismo necessitar de energia, diminuindo os depósitos e, consequentemente, as gorduras armazenadas.
Está aí a fórmula para manter-se no seu peso ideal: ingerir a mesma quantidade de calorias que é necessária para seu consumo energético diário. O difícil é resistir aos apelos dos doces, tortas, chocolates, pizzas e tudo mais. Mas, com bom senso, equilíbrio e alguma força de vontade, você pode conseguir.
Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar você a se alimentar melhor. No entanto, recomendamos consultar um nutricionista para fazer uma dieta calculada de acordo com o suas necessidades diárias e seu peso ideal.
Coxa, costas, barriga, interior dos joelhos e braços. De acordo com a idade, são estes os pontos onde as celulites mais atacam as mulheres. A anti-estética "pele de laranja" tem dez inimigos. A seguir, mostramos como combatê-los.






Dicas de alimentação

Tire um dia para se purificar:

Para limpar seu sistema digestivo e eliminar as toxinas, faça uma purificação com sucos vegetais, tome meio litro antes de cada refeição. Alguns dos vegetais mais indicados são: aipo, maçã e espinafre. Outra opção para sua jornada da purificação consiste ingerir somente frutas, hortaliças ou verduras da estação.

Reforce sua reserva de metal:
Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites. Consulte seu médico sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar.

Consuma pouco sal :
Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos.
Invista nos chás:
A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco.
Controle o peso:
Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites.
Hidrate-se em abundância:
Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos.
Opte pelo natural:
Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos. Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino:
As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos.
Consuma potássio:
Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas.
Escolha as formas de cozimento mais saudáveis :
Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los.



Com as dicas acima e se possível atividade física os resultados serão com certeza satisfatórios.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ONICOMICOSE (MICOSE DE UNHA) - TRATAMENTO DEMORADO...


O que é?
-A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.


Manifestações clínicas

Existem várias formas de manifestação das onicomicoses.
Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:

-Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.
-Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
-Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.
-Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e se quebra nas porções anteriores, ficando deformada.
-Paroníquia ("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.


Como evitar?

Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo:

-Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
-Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos).
-Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
-Evite mexer com a terra sem usar luvas.
-Use somente o seu material de manicure.
-Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
-Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.

Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés.
Estas características fazem da onicomicose uma doença de tratamento complicado, pois exige paciência e perseverança no uso da medicação, além da unha ser um local de difícil penetração dos produtos para aplicação tópica.
Em muitos casos, é necessário o uso de medicação por via oral conjuntamente com os medicamentos de uso local, para se obter maiores chances de cura. Caso a infecção já tenha atingido a matriz da unha, é mandatório que a medicação por via oral seja incluída no tratamento.
Nestes casos, a medicação via oral é geralmente mantida por cerca de 3 a 4 meses, e a medicação de uso local deve ser utilizada até o completo restabelecimento da unha.

Persistência leva ao sucesso

Apesar de ser doença de difícil tratamento, é possível se obter bons resultados quando se tem persistência no uso da medicação.
Entretanto, mesmo quando o tratamento é feito adequadamente, nem sempre se consegue a cura. Os motivos podem ser a resistência do fungo ao medicamento utilizado ou características pessoais de dificultem a ação do mesmo. Nestes casos os medicamentos podem ser trocados até que se consiga o resultado esperado.


consulte um dermatologista

"OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO"



Cuidado com as "pomadinhas milagrosas"

-Você com certeza já ouviu de alguém: "usa essa pomada aqui que é ótima, além do que, se não resolver, também não vai fazer mal, afinal, é apenas uma pomadinha". O que você não sabe é que esta inocente pomadinha pode provocar efeitos colaterais irreversíveis à sua pele.

Nunca deve-se utilizar um medicamento sem indicação médica, nem mesmo uma pomada ou creme, apenas porque ele foi bom para outra pessoa. As doenças da pele são muito parecidas e cada caso é um caso.
Além do risco de estar usando um medicamento que pode fazer mal à sua pele, ele pode alterar as características da doença e, quando você finalmente resolver consultar um dermatologista porque sua lesões não melhoraram, isto vai dificultar o correto diagnóstico pelo médico.

Siga corretamente as instruções do seu dermatologista

Outra consideração importante é usar o medicamento seguindo exatamente as instruções do seu médico, prestando atenção ao número de aplicações diárias e ao tempo de utilização.
Os medicamentos têm uma forma correta de uso e não adianta exagerar a aplicação na tentativa de melhorar mais rápido, pois isso pode causar prejuízos à sua pele que vão atrapalhar e alongar o tratamento.
Além disso, respeite o tempo de uso que seu médico determinou. Alguns medicamentos de uso tópico, se continuados por longo período, acabam causando efeitos colaterais.
Certifique-se sempre de ter entendido a receita do seu médico e tire todas as suas dúvidas antes de sair da consulta. Se as dúvidas surgiram ao chegar em casa, ligue para ele e confirme qual é a maneira correta de utilizar os medicamentos.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

MORMAÇO PODE QUEIMAR A PELE E TAMBÉM DESENCADEAR A HERPES LABIAL .....


-A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que chega à Terra. Em dias sem nuvens fica fácil perceber a luz do sol atingindo a nossa pele e logo nos preocupamos em protegê-la com filtros solares.
Em dias nublados , as pessoas tendem a achar que não é necessário se proteger e acabam se expondo excessivamente à radiação solar. No entanto, mesmo nestes dias, até 80% dos raios UV podem atravessar as nuvens, afetando a pele intensamente.


Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.


VEJA NA FOTO ABAIXO
Era só um passeio despretensioso pelo calçadão da praia em um dia nublado de verão, o vento fresco vindo do mar amenizava o calor, transformando a caminhada em um agradável passeio nas férias. O que esta pessoa não imaginava, era que isto poderia se transformar no enorme desconforto de uma queimadura solar.Sem ter usado o protetor solar por achar que, como estava nublado, não haveria necessidade, em apenas 40 minutos de passeio, sofreu os efeitos da radiação solar que atravessa as nuvens.




O MORMAÇO TAMBÉM DESENCADEIA HERPE LABIAL

É sabido que a exposição ao sol afeta células de defesa da nossa pele e diminui a imunidade do organismo, favorecendo a reativação do vírus que se apresenta de forma latente e provocando o surto de HERPES.
Como a radiação solar atravessa as nuvens, o mesmo ocorre em dias nublados.
Esta é mais uma razão para que os cuidados com a proteção solar sejam tomados não apenas nos dias ensolarados mas, também, naqueles em que o sol está escondido pelas nuvens.










Como você pôde ver, os dias nublados, sem sol , também podem causar sérios danos a sua pele.
Cuide-se sempre, usando protetor solar tanto no rosto e no corpo, como também nos lábios.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

QUELÓIDES E CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

-A cicatriz hipertrófica

É definida como uma lesão elevada, que não ultrapassa os limites ou a extensão original da ferida ou incisão cirúrgica inicial, e apresenta tendência à regressão. É uma resposta exagerada do tecido conjuntivo cutâneo a ferimentos, intervenções cirúrgicas, queimaduras ou quadros inflamatórios.
A cicatriz hipertrófica pode ocorrer em qualquer idade, mas tende a se desenvolver mais freqüentemente na puberdade, sendo rara em pessoas acima dos 60 anos de idade. Não é relatada maior incidência em relação ao sexo.



QUELÓIDE

O que é?

O quelóide é uma lesão proliferativa, formada por tecido de cicatrização, fibroso, secundária a um traumatismo da pele. Há uma predisposição individual para o seu aparecimento, sendo mais comum em negros e mestiços.
A acne do tronco pode dar origem a lesões queloideanas (acne queloideano) e também um tipo de foliculite que ocorre na nuca (foliculite queloideana).


Manifestações clínicas

O quelóide é uma lesão tumoral, de superfície lisa e consistência endurecida. No início, geralmente tem cor rósea ou avermelhada adquirindo, mais tarde, cor semelhante à pele normal ou escurecida. A região anterior do tórax e os ombros são localização frequente de quelóides.
Difere das cicatrizes hipertróficas, nas quais o tecido cicatricial aumentado não excede a localização do traumatismo e tende a se reduzir com o passar do tempo.


Tratamento

O tratamento do quelóide é muitas vezes difícil, sendo frequente o seu retorno. A retirada cirúrgica deve sempre ser acompanhada de outros tratamentos, como infiltração de corticosteróides, compressão ou radioterapia. A crioterapia com nitrogênio líquido (tratamento que congela o quelóide), precedendo a infiltração, também pode trazer bons resultados.
A associação das técnicas de tratamento aumenta a chance de cura e deve ser determinada de acordo com cada caso.


CONCLUINDO AS DIFERENÇAS ENTRE QUELÓIDE E CICATRIZ HIPERTRÓFICA:


O Quelóide é uma lesão elevada, brilhante, pruriginosa ou dolorosa, de localização dérmica e que ultrapassa os limites da ferida original, ou seja, invade a pele normal adjacente. Apresenta crescimento ao longo do tempo e não regride espontaneamente.
Cicatrizes Hipertróficas consistem em cicatrizes elevadas, tensas e confinadas às margens da lesão original. Com freqüência tendem à regressão espontânea, vários meses após o trauma inicial.



Processo de cicatrização da pele

A cicatriz surge com o processo natural de cura de ferimentos na pele chamado cicatrização. A ferida pode ser decorrente de um acidente, uma operação ou doença. Uma cicatriz normal é fina, acompanha o relevo da pele ao redor e, às vezes, torna-se quase imperceptível, existindo um equilíbrio entre a produção e a degradação (destruição) de fibras colágenas (figura 1). Entretanto, a pele jovem, por comumente produzir colágeno de forma mais acelerada que sua degradação tende a determinar uma cicatriz evidente, ou cicatriz hipertrófica, isto é, maiores, mais elevada e espessa do que aquela que ocorre na pele da pessoa idosa (figura 2). Quando a quantidade de colágeno depositada na cicatriz é menor do que devia, a cicatriz final pode aparecer deprimida, ou atrófica, em relação à pele ao redor (figura 3).



Figura 1 - A cicatriz é o resultado final de um conjunto de processos biofísicos e bioquímicos que visam reconstituir a continuidade da pele, após um corte cirúrgico ou ferimento. Quando existe um equilíbrio entre a produção e a degradação de fibras colágenas, resulta numa cicatriz normal, também considerada cicatriz estética.

Figura 2Quando o processo de produção de fibras colágenas é maior que sua degradação, a cicatrização final resulta numa cicatriz elevada, ou uma cicatriz grossa, em relação à pele ao redor. Essas cicatrizes por serem acompanhadas de sintomas como coceira e dor, são consideradas cicatrizes patológicas; podem assumir características de uma cicatriz hipertrófica ou de quelóide.


Figura 3 - Quando o processo de degradação da fibra colágena é maior que sua produção, a cicatrização final resulta numa cicatriz afundada e/ou cicatriz alargada em relação à pele ao redor, conhecida como cicatriz atrófica, que é uma cicatriz inestética.

Consulte seu dermatologista e tire suas dúvidas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

CALVÍCIE FEMININA - ALOPÉCIA ANDROGÊNICA



A calvície, que já incomoda bastante os homens, quando acomete as mulheres pode ser causa de grande ansiedade e sofrimento emocional. Os cabelos tem grande importância na estética da mulher e são muito valorizados como característica feminina. A perda deles traz enorme significado em relação à auto-estima sendo motivo frequente de busca de tratamento.

A alopécia androgênica (calvície) é uma manifestação fisiológica que atinge principalmente os homens, mas que também pode afetar as mulheres.Ocorre devido à uma herança genética e o histórico de calvície pode vir tanto do lado da mãe como do pai.O processo acontece devido a ação da enzima 5-alfa-redutase sobre o hormônio testosterona (a mulher também apresenta este tipo de hormônio, porém em menor quantidade que o homem) resultando no subproduto DHT (dihidrotestosterona). Este último age sobre os folículos pilosos, provocando o seu afinamento e miniaturização.




Existe uma classificação da alopécia androgênica feminina, de Ludwig, que possuí três graus: Grau I para casos de rarefação leve, mais visível "na risca" do cabelo. Depois temos o grau II, onde já vemos uma certa transparência do cabelo que permite visualizar o couro cabeludo. Já o grau III são casos avançados onde uma calvície de fato já está instalada










A pele é o maior órgão do corpo humano, tendo contato com o mundo exterior e o interior do corpo humano. É composta de três camadas celulares. Epiderme Exterior, Derme Intermediária e a Hipoderme que é a camada mais interna.
Os cabelos se formam na derme. Todo o corpo tem pêlos com exceção da palma das mãos e das planta dos pés.
Existem aproximadamente cinco milhões de Folículos Pilossebácios (Estrutura que se formam os cabelos no ser humano) em cada indivíduo.
O ciclo biológico do cabelo é dividido em três fases. Crescimento (Anágena) Catágena (Repouso) e Telógena (Queda).
Cada fase tem um período de duração e um fio de cabelo cresce por um período médio de dois a oito anos, após o tempo máximo de crescimento, a matriz para de produzir cabelo, se desprende e desloca-se no sentido da superfície da pele.
No ser humano, cada cabelo esta em uma fase independente, se todos os cabelos estivessem na mesma fase, a cada final de um ciclo de crescimento haveria uma perda de cabelo total ficando o individuo calvo. Até a formação de um novo cabelo (Ciclo Biológico). Oitenta por cento dos cabelos está na fase de crescimento (Anágena), vinte por cento na fase Telógena (Queda), sendo poucos cabelos na fase Catágena (Repouso).
A queda diária normal de cabelos tem uma relação direta com o numero total de cabelos e a duração da fase Anágena.
A perda diária de cabelos é variável entre as pessoas, exemplo: Imaginando que uma pessoa tenha cem mil fios de cabelos e que seu Anágeno dure três anos, significa que a cada três anos a pessoa troca todos os seus cabelos, tendo uma queda média de cem fios por dia.O cabelo é dividido em duas partes, a parte interna, localizada na Derme, onde ocorre a formação, nutrição e crescimento do fio. Parte externa (visível) do fio localizado na Epiderme que se projeta para fora dando moldura ao rosto.



Hereditariedade e idade : são as principais causas realmente preocupantes pela sua evolução permanente.
Influência do hormônio masculino : Calvície Androgenética, Alopecia Pós-Parto, Alopecia Pós-Menopausa.
Químicas : por medicamentos, anabolizantes
Radiações ou quimioterapia : no combate a tumores. Infecciosas. Neuro-psicológicas.
Tóxicas : abuso de bebidas alcoólicas (formaldeído, drogas e tabaco : nicotina).
Deficiências nutricionais e metabólicas : regimes prolongados com dieta extrema de aminoácidos. Doenças dermatológicas : Alopecia Areata, Alopecia Seborréica. Tratamentos com substâncias inadequadas ou abuso da prescrição.


MULHER FICA CARECA ?

Nas mulheres perda dos cabelos geralmente se inicia após a puberdade, quando os hormônios sexuais começam a ser produzidos. A evolução é lenta e o mais comum é ocorrer uma rarefação difusa dos cabelos, que se tornam finos e tem seu tamanho diminuído. Dificilmente a mulher chega a ficar careca, mas isso pode acontecer em casos de maior intensidade e em mulheres de idade mais avançada.O quadro pode se tornar mais intenso se a mulher apresentar alterações hormonais, como a síndrome do ovário policístico ou o hirsutismo. Os fatores desencadeantes também podem ser: desordem hormonal, incluindo início ou interrupção de uso de anticoncepcional, pós-parto e período peri e pós menopausa.


TRATAMENTO

A calvície feminina pode ser tratada e o principal resultado da melhora é o resgate da auto-estima. O tratamento visa evitar a ação hormonal sobre os folículos, revertendo o processo de afinamento e miniaturização e é feito com o uso de anti-andrógenos (combatem a ação dos androgênios: hormônios masculinos). Podem ser utilizados por via oral ou sob a forma de loções aplicadas no couro cabeludo. A finasterida, medicamento utilizado com sucesso no tratamento dos homens, não é indicada para o tratamento de mulheres, mas outros produtos podem obter resultados semelhantes.
Além disso é feito o estímulo ao crescimento dos cabelos, com suplementação vitamínica e substâncias de uso local.
O tratamento é contínuo e os resultados podem demorar um pouco a aparecer, devendo-se ter paciência e perseverança. Muitas vezes é necessária a troca do medicamento até que se obtenha o melhor resultado. Se o tratamento for interrompido, o processo se reinicia e a queda voltará a acontecer.
Pode ser necessária uma avaliação hormonal e a realização de exames que excluam outras causas da queda dos cabelos, como o eflúvio telógeno e a alopécia areata. A indicação do melhor tratamento depende de cada caso e deve ser determinada pelo médico dermatologista.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O QUE SÃO AQUELAS BOLINHAS NAS PÁLPEBRAS ?



SIRINGOMAS





O que é?
Tumor benigno derivado dos ductos de glândulas sudoríparas. A tendência ao surgimento é genética e atinge principalmente as mulheres.


Manifestações clínicas

A doença caracteriza-se pela formação de lesões pequenas (2 a 5 mm), da cor da pele ou amareladas, um pouco elevadas e de consistência levemente endurecida. Localizam-se preferencialmente nas pálpebras e regiões ao redor dos olhos. Não apresentam qualquer sintoma associado. Podem ser poucas ou em grande número.


Tratamento

Não existe uma forma de se evitar o surgimento das lesões. O tratamento pode ser feito através de cauterização química, eletrocoagulação, dermoabrasão ou retirada cirúrgica das lesões.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

HIPERIDROSE -Produção Excessiva de Suor




HIPERIDROSE

O que é ?
>> A hiperidrose é a produção excessiva de suor pelas glândulas sudoríparas. Entre suas causas estão os estímulos emocionais (hiperidrose emocional) ou uma maior sensibilidade dos centros reguladores de temperatura, pois a sudorese está diretamente ligada ao controle da temperatura corporal. Além disso, algumas doenças metabólicas ou lesões neurológicas também podem dar origem ao quadro.

Manifestações clínicas

As áreas mais atingidas são as axilas, palmas das mãos, plantas dos pés, região inguinal e perineal, com grande eliminação de suor, que não tem cheiro desagradável.
Na hiperidrose emocional, a sudorese aumenta em situações de desconforto ou tensão emocional, sendo as palmas das mãos e plantas dos pés os locais mais frequentemente atingidos. O incômodo causado pela sudorese excessiva pode trazer ainda mais tensão ao paciente, piorando seu quadro e trazendo dificuldades de relacionamento ou, até mesmo, profissionais.
Na fase escolar, crianças acometidas podem ter sérios problemas para fazer provas, pois o suor das mãos embebe o papel, impedindo a escrita.
Quando a sudorese excessiva surge durante exercício físico ou devido ao calor, a hiperidrose costuma ser generalizada e não tem relação com situações de stress emocional.

Tratamento

O tratamento é feito com medicações de uso local que visam diminuir a secreção sudorípara ou através da utilização de aparelhos para iontoforese. Medicações via oral podem interferir no funcionamento cardio-vascular, e seu uso exige cuidados específicos. Nos casos de hiperidrose emocional, o apoio psicológico pode ajudar bastante, sendo, em algumas situações graves, indicado o uso de tranquilizantes.
A toxina botulínica surge como uma boa opção terapêutica, interrompendo a secreção sudoral na área tratada por períodos que variam entre 6 a 8 meses. Casos graves de hiperidrose axilar podem ser tratados cirurgicamente, com a remoção das glândulas sudoríparas ou através da simpatectomia, quando os nervos responsáveis pelo estímulo à sudorese são cortados.


Toxina botulínica x hiperidrose

A substância é aplicada através de injeções na pele da região axilar ou das palmas das mãos, com intervalos de cerca de 1 a 2cm entre cada aplicação, nas áreas onde a produção de suor é mais intensa.
O efeito máximo ocorre em cerca de 2 semanas e o tratamento apresenta boa eficácia, com interrupção da sudorese na área tratada. A duração do efeito pode chegar até a 8 meses, quando é necessário reaplicar a toxina.
Em relação a efeitos adversos, na região axilar, eles praticamente não ocorrem e o principal obstáculo ao seu uso ainda é o alto custo da toxina botulínica, pois o tratamento exige uma grande quantidade da substância.
Nas palmas das mãos, os principais inconvenientes são o fato da aplicação ser bastante dolorosa e a possibilidade de ocorrer diminuição da força muscular das mãos.
Consulte seu dermatologista e saiba qual o melhor tratamento indicado no seu caso.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

** ESCLARECIMENTOS SOBRE A ACNE NA MULHER ADULTA **


A acne, além de acometer um grande percentual dos adolescentes, pode atingir também mulheres na idade adulta. A doença pode surgir nesta fase da vida ou ser resultado da persistência da acne juvenil.
Pode surgir em decorrência de alterações hormonais devidas a disfunções ovarianas (a mais frequente é a síndrome dos ovários micropolicísticos), alterações das glândulas supra-renais ou um aumento da sensibilidade da pele aos hormônios androgênicos (masculinos), responsáveis pelas manifestações da doença.
Apesar da acne da mulher adulta estar relacionada ao aumento da ação dos androgênios, muitas vezes os exames laboratoriais estão dentro de níveis normais, caracterizando, então, uma maior sensibilidade da pele a estes hormônios.

Manifestações clínicas:

Clinicamente, as lesões costumam ser mais profundas, formando pequenos nódulos avermelhados e doloridos, com menor presença de pústulas (lesões com pus). As áreas mais atingidas são o queixo, mandíbulas e pescoço. Estão presentes também cravos abertos (pretos) e fechados (brancos).
Outras características que podem estar acompanhando a acne da mulher adulta, devido à ação dos androgênios, são o aumento da seborréia, aumento de pêlos e alopécia androgênica (queda de cabelos). Em alguns casos pode ocorrer também irregularidade menstrual.

Tratamento:

Confirmada a influência hormonal na causa da doença, o tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, principalmente aqueles que contenham um componente que atue contra o hormônio masculino (anti-andrógeno) ou bloqueadores dos receptores hormonais, que impedem a ação do hormônio sobre a pele.
Medicações de uso local e peelings superficiais também são importantes no combate à acne. Casos graves podem ser tratados com a isotretinoína (Roacutan) , que elimina a doença definitivamente em alguns meses.

Novos tratamentos também estão sendo utilizados para tratar a doença:

Tazaroteno: derivado do ácido retinóico de última geração, usado sob a forma de creme e ideal para formas leves de acne (graus I e II).
Terapia fotodinâmica: irradiação das áreas afetadas com luz após a aplicação de uma substância que reage com a lesão da acne e absorve melhor a luz, levando à sua destruição.
Pulso de antibióticos: novos antibióticos, utilizados por curtos períodos a intervalos determinados de tempo.
A escolha do tratamento ideal vai depender de cada caso e de cada fase da acne, sendo importante uma avaliação detalhada da paciente pelo médico que a acompanha
.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

VOCÊ PODE PRECISAR DESTAS DICAS :


UNHA ENCRAVADA

o que é?

A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação.
A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local.
O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento das unhas. Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.


Manifestações clínicas :
Os dedos mais atingidos são os dos pés, principalmente os "dedões" e as unhas encravam quase sempre pelos cantos. O quadro se inicia com dor local que vai aumentando de intensidade e pode se tornar insuportável. A pele ao redor da unha fica inflamada, inchada e avermelhada, podendo haver eliminação de pus e formação de um granuloma piogênico (carne esponjosa), a área vermelha da foto.


Tratamento :
Para evitar o encravamento das unhas, nunca as corte pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres. As unhas dos pés devem ser cortadas retas. Evite cortar as unhas curtas demais, deixando sempre uma pequena faixa de borda livre (aquela parte branca). Evite usar calçados apertados.
O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso. Desde medidas simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha no canto onde ela encrava podem ser necessários. A extração da unha deve ser evitada pois, quando ela voltar a crescer, pode encravar novamente. O tratamento cirúrgico visa desobstruir a passagem da unha, que pode então crescer livremente.

Em caso de infecção secundária, pode ser necessário o uso de antibióticos de uso local ou via oral. O granuloma piogênico (carne esponjosa), quando ocorre, deve ser cauterizado com substâncias químicas ou então através de eletrocoagulação. O tratamento ideal para a unha encravada deve ser determinado pelo DERMATOLOGISTA.



QUEIMADURAS


Como proceder em caso de queimaduras?

imediatamente coloque e mantenha a área queimada sob água fria ou gelada até aliviar a dor.
não coloque qualquer produto na queimadura (pasta de dente, manteiga...). Não ajudam e atrapalham a limpeza das lesões. Nem mesmo os cremes para queimadura, vendidos nas farmácias, devem ser colocados sem a orientação de um médico.
Caso formem-se bolhas, não as estoure. Se isto for necessário, deve ser feito por um médico.
procure sempre atendimento médico para avaliação da necessidade de tratamento das lesões para uma melhor cicatrização.
ATENÇÃO : queimaduras em áreas muito extensas, mesmo que superficiais, podem representar risco de vida. Procure imediatamente atendimento médico.
após cicatrizada, evite expor a área queimada ao sol, pois aumenta o risco de escurecimento.
mesmo protegendo-a, pode ocorrer o escurecimento da pele, que pode ser tratado pelo dermatologista.


MICOSES DA PELE

Como evitar :

A umidade da pele, provocada pelo suor ou pelo costume de não se enxugar adequadamente após o banho, favorece o surgimento das micoses da pele. Hábitos higiênicos são importantes para se evitá-las. Previna-se seguindo as dicas abaixo:
*seque-se sempre muito bem após o banho, principalmente as dobras de pele como as axilas, as virilhas e entre os dedos dos pés.
*evite ficar com roupas molhadas por muito tempo (sungas, maiôs, etc.)
*evite o contato prolongado com água e sabão.
*não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas.
*não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
*observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
*evite mexer com a terra sem usar luvas.
*use somente o seu material de manicure.
*evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados. *Use sempre meias de algodão.
*evite roupas quentes e justas. Evite os tecidos sintéticos, principalmente nas roupas de baixo. Prefira sempre tecidos leves como o algodão.


PÊLO ENCRAVADO


O que é?
Doença mais comum em pessoas de pele negra e provocada pela característica recurvada dos pêlos que, ao crescer, encurvam-se e penetram novamente na pele, gerando uma reação inflamatória conhecida como pseudofoliculite.
A causa principal é o ato de raspar ou depilar os pêlos que, quando voltam a crescer, encravam-se.


Manifestações clínicas:

As áreas mais afetadas nos homens são o pescoço e a nuca e, nas mulheres, a virilha. Nestas localizações, por serem áreas de dobra da pele, alguns pêlos já nascem de forma oblíqua, o que facilita o seu encravamento.
Com o crescimento, os pêlos penetram a pele formando lesões avermelhadas, inflamatórias, endurecidas e frequentemente com pus, devido à contaminação bacteriana. Algumas chegam a formar verdadeiros cistos, cujo conteúdo é o pêlo que cresce continuamente para o seu
interior.

Tratamento:
Recomenda-se o desencravamento manual de cada pêlo com agulha esterilizada, colocando-a por sob a alça formada e levantando-o. Não é necessário furar a pele.
Deve-se evitar o escanhoar (barbear no sentido contrário ao do crescimento do pêlo), utilizando a lâmina sempre de forma bem suave. Em casos com inflamação o médico dermatolohista poderá indicar um creme anti-inflamatório e antibiótico, de acordo com cada caso.
Uma forma de acabar definitivamente com os pêlos encravados é deixá-los crescer. Quando estão longos, os pêlos perdem a força para penetrar a pele. Como muitas vezes isto não é possível, uma outra opção é a DEPILAÇÃO A LASER.

sábado, 22 de agosto de 2009

"CONHEÇA A PELE "


A PELE - É formada por três camadas, bem unidas entre si. São elas: epiderme, derme e hipoderme. Todas são importantes para o corpo, e cada uma tem características e funções diferentes. A epiderme é a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver. A principal função da epiderme é formar uma barreira protetora do corpo, dificultando a saída de água do organismo e a entrada de substâncias e de micróbios no organismo.
Em seguida vem a derme, a camada do meio da pele. É formada por fibras e por grande quantidade de vasos sangüíneos e terminações nervosas. Essas terminações recebem os estímulos do meio ambiente e os transmitem ao cérebro, através dos nervos. Estes estímulos são traduzidos em sensações, como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer.
A hipoderme é a terceira e última camada da pele. Essa camada é formada basicamente por células de gordura. Sendo assim, sua espessura é bastante variável, depende se a pessoa é gordinha ou magrinha. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto do seu corpo. Além disso, a hipoderme mantém a temperatura do seu corpo e acumula energia para o desempenho das funções biológicas. Mesmo com toda esta proteção, a pele é permeável e absorve substâncias – muitas vezes usamos remédio de aplicar na pele com ação interna. Assim, cuidado com o que se usa nela! Esse cuidado deve ser maior na criança e no idoso, pois a sua pele é mais fina e tem maior capacidade de absorção.
A cor da pele é conferida por um pigmento chamado melanina, que em maior ou menor quantidade determina a variação da pele branca a negra. Esse pigmento ajuda na proteção ao sol, assim a pele clara é mais desprotegida e tem maior risco de queimaduras por ter menor concentração de melanina. Você sabia? Esses pigmentos estão na pele, no cabelo e nos olhos. Com o passar dos anos, o organismo diminui a produção de melanina e surgem então os cabelos brancos!