segunda-feira, 3 de agosto de 2009

MELASMAS / CLOASMA






O QUE É ?


O melasma é uma manifestação caracterizada por manchas escuras na face. O seu surgimento geralmente está relacionado à gravidez ou ao uso de anticoncepcionais hormonais (pílula) e tem como fator desencadeante a exposição da pele ao sol. Quando estas manchas ocorrem durante a gravidez, recebem a denominação de cloasma gravídico.
A doença aparece principalmente nas mulheres, mas também pode acometer os homens. Além dos fatores hormonais e da exposição solar, a tendência genética e características raciais também influenciam o surgimento do melasma.
A profundidade em que se localiza o pigmento na pele determina o tipo de melasma, que pode ser epidérmico (mais superficial e que responde melhor ao tratamento), dérmico (mais profundo e de tratamento mais difícil) ou misto.


MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS

A doença se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras ou acastanhadas na face, principalmente nas regiões malares (maçãs do rosto), na testa, nariz, lábio superior e têmporas. As manchas geralmente tem limites precisos e são irregulares, formando placas que, em seu contorno, apresentam pontilhado pigmentar.


TRATAMENTO


Para evitar o melasma, as mulheres não devem se expor ao sol sem proteção solar durante a gravidez ou uso de anticoncepcionais hormonais (pílula).
O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento. No entanto, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorre com bastante frequência.
Para o tratamento do melasma é fundamental o uso de protetores solares potentes sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros físicos, que bloqueiam a passagem da radiação UV, como o dióxido de titânio.
O tratamento é feito com o uso de substâncias despigmentantes, aplicadas na pele. A associação dos despigmentantes com alguns tipos de ácidos geralmente aumenta a eficácia daqueles. Quando o pigmento se localiza mais profundamente, a melhora é mais difícil, exigindo persistência para se obter um bom resultado.
Peelings superficiais podem acelerar o processo facilitando a penetração dos despigmentantes e ajudando a remover o pigmento das camadas superiores da pele. O tratamento deve ser orientado de acordo com cada caso, pelo médico dermatologista.


Seguindo corretamente o tratamento , você pode ter a pele que sempre sonhou ...

17 comentários:

  1. Ola! Nunca estive grávida e a anos venho gastando muito com médicos e diversos cremes na esperança de ter o meu rosto clarinho novamente, não gosto mais de me olhar no espelho e muito menos de tirar fotos. O dia que um médico devolver a aparência natural da minha pele sou capaz de pagar milhões se for preciso.
    Acontece que minha esperança acabou. Não cabe neste espaço todos os médicos que fui e cremes que ja usei. Faço religiosamente tudo que me mandam e NADA ADIANTA. Deixo o meu relato e uma esperança que surja algo novo na medicina que limpe a minha pele definitivamente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Não perca a esperança,todos os dias são descobertas novas técnicas para tratamentos de pele, são sempre demorados mesmo,mas um dia de alguma maneira você vai receber o resultado que espera, só não vale desistir.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi também venho sofrendo com este problema a anos, ja fiz laqueadura a 16 anos, idade da filha mais nova. Hoje tenho 44 anos e a pele está cada vez mais escura. uso acido retinóico a noite e hidroquinona demanhã, sem esquecer do protetor. Quero saber se o Lazer ajuda ou pode desencadear mais ainda as manchas. O certo seria ficar fazendo peeling? Aguardo resposta. Luciane

    ResponderExcluir
  4. - Bom dia Luciane,
    esse escurecimento da pele que você tem possivelmente chama-se melasma e atualmente na dermatologia é considerado uma alteração cronica da pele. A hidroquinona não pode ser utilizada durante o dia, reveja isto com o seu dermatologista. O laser fracionado ainda tem efeitos inconstantes- algumas vezes melhora e algumas vezes piora. O peeling superficial ou médio seriado tem também suas indicações, dependendo do fototipo, etc.
    Não desista
    Att
    Vanessa

    ResponderExcluir
  5. olá, ninhas manchas apareceram na minha primeira gravidez, gostaria de saber pq elas não desaparecem logo no fim da gravidez visto q se tratava de cloamas e não de melasma. aguardo resposta.
    Andréia
    18 de setembro de 2009

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Andréia;

    Cloasma e melasma são nomes diferentes para a mesma doença crônica da pele. Geralmente não têm regressão total, devendo-se para isso fazer uso de substâncias específicas.
    Existem inúmeros tratamentos, procure um dermatologista para saber o melhor para você.

    Atenciosamente
    Vanessa

    ResponderExcluir
  7. tenho manchas de melasma na perna toda e tbm já usei todo tipo de ácido e creme para clarear, de nada adiantou. no verão tenho vergonha de usar shorts ou vestido, estou sempre de calça.
    ouvi falar sobre um tratamento que se chama vulcanizaçao e promete remover 100% manchas como melasma. Gostaria de saber se esse tratamento é indicado, e se realmente existe uma possibilidade de melhora.
    grata,
    anna

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Anna,
    Manchas nas pernas podem ter várias causas, é importante definir qual o tipo de pigmentação - Melanina ? Hemossiderina?
    Não acredite em tratamento milagroso. Não existe na literatura médica ética, qualquer tratamento que prometa 100% de remoção, então, o meu conselho é: desconfie!
    Abraço

    ResponderExcluir
  9. olá, como vai? Bom estou com uma dúvida muito grande, durante a gravidez apareceram alumas manchas, fui ao dermatologista assim que o bebe nasceu, ainda estou em tratamento, as manchas logo no ínicio começaram a clarear rapidamente, mas agora estou com a impressão que estão voltando, mesmo seguindo a risca o tratamento, o que pode estar acontecendo, ou sera que ainda não deu tempo pra fazer efeito, ja faz quase 3 meses que estou tratando.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia ;

    Infelizmente o melasma é atualmente tratado como uma doença crônica da pele,apesar de todos tratamentos , as manchas vão e voltam.
    O importante é você nunca se descuidar do protetor solar mesmo nos dias nublados, sempre reforçando a aplicação durante o dia, evitar exposição solar.

    Att.
    Vanessa
    por Dra. Simone

    ResponderExcluir
  11. Dra tenho uma mancha no buço não é bem uma mancha, pareçe esverdeada destonando do restante da pele do meu rosto,tenho que passar blush rosado, caso contrario fico pareçendo homem qdo raspa o bigode...rs

    grata..
    Lana

    ResponderExcluir
  12. Boa noite.
    Minha maior aflição é saber que o melasma não tem cura.Pra mim é dificil acreditar que com tanta tecnologia não foi possivel ainda descobrir a cura para o melasma esta mancha que acaba com minha autoestima.
    Infelizmente não vou poder passar por sessões de peeling devido a falta de dinheiro.Este tratamento é muito caro para pessoas de baixa renda

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Lana ,

    Existem manchas de variados tipos , procure um dermatologista de sua confiança , com certeza exite um tratamento indicado para cuidar do seu caso ok.

    Att.

    ResponderExcluir
  14. Boa noite

    Tenho 30 anos e o acne acompanha-me desde os 18 anos. Ha 2 anos que me surgiram as famosas manchas..tomo a pilula e tambem ja usei 1001 cremes e antibioticos para tratar o acne, que infelizmente sao fotosensiveis. Se ja andava na rua com a car baixa, com uma facha castanha no labio superior e na testa..ainda mais. Ando no dermatologista e de momento faco tratamento coom acido glicolico para melhor manchas/cicatrizes. Adoro o sol e 'e uma grande tristeza que me da nao poder estar ao sol..mesmo usando proteccao. Duas perguntas:
    - acha que se deixar de tomar a pilula pode ajudar?
    - ha alguma proteccao, em particular, que aconselhe?

    espero mesmo que a ciencia evolua neste sentido e que surga uma formula que "adormeca" a enzima responsavel por esta hiperpigmentacao. Sabe se alguma coisa esta a ser feita nesse sentido?

    Obrigada por me ouvirem

    ResponderExcluir
  15. Boa Noite!
    Fui para ilha nesse carnaval e esqueci de usar o protetor solar numa manhã, já estava descascando pq no fim de semana anterior tinha ido a praia, então a pele estava sencivel. Fiquei com umas machas escuras nos ombros, assim que voltei para casa elas estavam BEM vermelhas, quase roxas de tão vermelhas, depois escureceram, mas não senti ardencia, não irrita. O que será? Estou com medo que seja melasma.

    Vivi, SSA/BA.

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde Vivi ,

    Não é possível dar um diagnóstico correto sem que você passe por uma avaliação médica.
    Procure um dermatologista de sua confiança para que estas dúvidas sejam esclarecidas ok.

    Att.

    ResponderExcluir
  17. RESPOSTA PARA O E-MAIL DO DIA 11/02/2010

    Boa tarde;

    Infelizmente não há como dar uma resposta a suas perguntas antes que seja feita uma consulta médica para avaliação.
    Procure um dermatologista e com certeza você terá uma explicação para seu caso ok.

    ResponderExcluir

ESTE BLOG É SOMENTE INFORMATIVO, OS COMENTÁRIOS ENVIADOS PODEM SER RESPONDIDOS OU NÃO, DEPENDENDO DA DÚVIDA DE CADA SEGUIDOR OU PESSOA QUE ACESSE NOSSOS SERVIÇOS ..

GRATA PELA COMPREENSÃO DE TODOS.

ATT.
DRA. SIMONE