quinta-feira, 18 de junho de 2009

DESTAQUES NO MES DE JUNHO

MELANOMA :

fatores de risco e prevenção

O melanoma é um câncer de pele que se origina nos melanócitos, as células que produzem a melanina, pigmento que dá cor à pele. É o tipo de câncer da pele mais perigoso, pois pode produzir metástases, se espalhando mais facilmente e mais rapidamente do que os outros.
A incidência do melanoma vem aumentando e é de grande importância que o seu diagnóstico seja feito o mais cedo possível pois, se retirado antes de produzir metástases, ele é totalmente curável.

Fatores de risco :
* ter um sinal que está se modificando
* ter síndrome do nevo atípico (displásico)
* ter um sinal maior que 15cm de diâmetro desde o nascimento
* ter a pele branca
* ter tido um outro câncer da pele
* ter um parente próximo que tenha tido melanoma
* ter histórico de diversas queimaduras solares antes dos 30 anos
* ter mais de 50 sinais
* ter supressão do sistema imune
* ter tendência a se queimar ou produzir sardas ao invés de bronzear

Medidas de prevenção e regra do ABCD
A melhor prevenção é saber se a pessoa se enquadra em qualquer dos fatores de risco acima e, neste caso, aumentar os cuidados relacionados à proteção solar.
Para quem se enquadra em um dos fatores, está indicado o uso de protetores solares com fator de proteção 15 ou maior sempre que sair ao sol. Se se enquadrar em vários fatores, a proteção deve ser ainda mais cuidadosa. Em ambos os casos, a pessoa deve também consultar um dermatologista anualmente para avaliação da pele.

Outra importante medida é aprender a reconhecer sinais suspeitos, usando a regra do ABCD:

Assimetria ou formato irregular: desenhe uma linha dividindo o sinal em 2 partes. Se as metades são diferentes, mais chance de ser anormal.
Bordas irregulares: as bordas de sinais atípicos não são bem definidas ou são "denteadas".
Coloração variada: um sinal com diferentes tonalidades de cor indica mais chance de ser anormal, especialmente se todos os outros sinais do corpo tem coloração uniforme.
Diâmetro maior que 6 milímetros: a maioria dos melanomas se espalha horizontalmente antes de se espalhar verticalmente. Sinais maiores que o diâmetro de um lápis devem ser suspeitos.

Se você tiver um sinal na sua pele com estas características ou tiver dúvidas sobre ele, procure o seu dermatologista . Ele poderá dar as orientações necessárias sobre como proceder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTE BLOG É SOMENTE INFORMATIVO, OS COMENTÁRIOS ENVIADOS PODEM SER RESPONDIDOS OU NÃO, DEPENDENDO DA DÚVIDA DE CADA SEGUIDOR OU PESSOA QUE ACESSE NOSSOS SERVIÇOS ..

GRATA PELA COMPREENSÃO DE TODOS.

ATT.
DRA. SIMONE