quinta-feira, 8 de outubro de 2009

QUELÓIDES E CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

-A cicatriz hipertrófica

É definida como uma lesão elevada, que não ultrapassa os limites ou a extensão original da ferida ou incisão cirúrgica inicial, e apresenta tendência à regressão. É uma resposta exagerada do tecido conjuntivo cutâneo a ferimentos, intervenções cirúrgicas, queimaduras ou quadros inflamatórios.
A cicatriz hipertrófica pode ocorrer em qualquer idade, mas tende a se desenvolver mais freqüentemente na puberdade, sendo rara em pessoas acima dos 60 anos de idade. Não é relatada maior incidência em relação ao sexo.



QUELÓIDE

O que é?

O quelóide é uma lesão proliferativa, formada por tecido de cicatrização, fibroso, secundária a um traumatismo da pele. Há uma predisposição individual para o seu aparecimento, sendo mais comum em negros e mestiços.
A acne do tronco pode dar origem a lesões queloideanas (acne queloideano) e também um tipo de foliculite que ocorre na nuca (foliculite queloideana).


Manifestações clínicas

O quelóide é uma lesão tumoral, de superfície lisa e consistência endurecida. No início, geralmente tem cor rósea ou avermelhada adquirindo, mais tarde, cor semelhante à pele normal ou escurecida. A região anterior do tórax e os ombros são localização frequente de quelóides.
Difere das cicatrizes hipertróficas, nas quais o tecido cicatricial aumentado não excede a localização do traumatismo e tende a se reduzir com o passar do tempo.


Tratamento

O tratamento do quelóide é muitas vezes difícil, sendo frequente o seu retorno. A retirada cirúrgica deve sempre ser acompanhada de outros tratamentos, como infiltração de corticosteróides, compressão ou radioterapia. A crioterapia com nitrogênio líquido (tratamento que congela o quelóide), precedendo a infiltração, também pode trazer bons resultados.
A associação das técnicas de tratamento aumenta a chance de cura e deve ser determinada de acordo com cada caso.


CONCLUINDO AS DIFERENÇAS ENTRE QUELÓIDE E CICATRIZ HIPERTRÓFICA:


O Quelóide é uma lesão elevada, brilhante, pruriginosa ou dolorosa, de localização dérmica e que ultrapassa os limites da ferida original, ou seja, invade a pele normal adjacente. Apresenta crescimento ao longo do tempo e não regride espontaneamente.
Cicatrizes Hipertróficas consistem em cicatrizes elevadas, tensas e confinadas às margens da lesão original. Com freqüência tendem à regressão espontânea, vários meses após o trauma inicial.



Processo de cicatrização da pele

A cicatriz surge com o processo natural de cura de ferimentos na pele chamado cicatrização. A ferida pode ser decorrente de um acidente, uma operação ou doença. Uma cicatriz normal é fina, acompanha o relevo da pele ao redor e, às vezes, torna-se quase imperceptível, existindo um equilíbrio entre a produção e a degradação (destruição) de fibras colágenas (figura 1). Entretanto, a pele jovem, por comumente produzir colágeno de forma mais acelerada que sua degradação tende a determinar uma cicatriz evidente, ou cicatriz hipertrófica, isto é, maiores, mais elevada e espessa do que aquela que ocorre na pele da pessoa idosa (figura 2). Quando a quantidade de colágeno depositada na cicatriz é menor do que devia, a cicatriz final pode aparecer deprimida, ou atrófica, em relação à pele ao redor (figura 3).



Figura 1 - A cicatriz é o resultado final de um conjunto de processos biofísicos e bioquímicos que visam reconstituir a continuidade da pele, após um corte cirúrgico ou ferimento. Quando existe um equilíbrio entre a produção e a degradação de fibras colágenas, resulta numa cicatriz normal, também considerada cicatriz estética.

Figura 2Quando o processo de produção de fibras colágenas é maior que sua degradação, a cicatrização final resulta numa cicatriz elevada, ou uma cicatriz grossa, em relação à pele ao redor. Essas cicatrizes por serem acompanhadas de sintomas como coceira e dor, são consideradas cicatrizes patológicas; podem assumir características de uma cicatriz hipertrófica ou de quelóide.


Figura 3 - Quando o processo de degradação da fibra colágena é maior que sua produção, a cicatrização final resulta numa cicatriz afundada e/ou cicatriz alargada em relação à pele ao redor, conhecida como cicatriz atrófica, que é uma cicatriz inestética.

Consulte seu dermatologista e tire suas dúvidas

29 comentários:

  1. Tem como tirar CICATRIZES HIPERTRÓFICAS com tratamento de raio laser.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde ,

    Dependendo da cicatriz existe sim, (por exemplo cicatriz de acne pode ser tratada com LASER PIXEL.

    Att.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  3. apos o tratamento do queloide com corticoide..o material branco(resto do medicamento) some com o tempo???ou fica ali pra sempre?
    e os vasos que ficam pode ser retirados com o laser quantum???

    obrigadaa

    ResponderExcluir
  4. Respondendo a pergunta sobre laser no tratamento de cicatrizes hipertróficas , essas cicatrizes podem sim ser tratadas com Laser Fracionado. Geralmente dá um bom resultado, mas é bom fazer uma avaliação dermatológica antes ok.

    ATT.

    ResponderExcluir
  5. TENHO UMAS CICATRIZES E GOSTARIA DE TIRA-LA TENHO UMA ACIMA DO PEITO E UMA NO BRAÇO ESQUERTO QUE CORTEI NO ARRAME(HIPERTRÓFICAS) E 5 NO PUS PEQUENAS QUE CORTEI NO VIDRO GOSTARI MUITO DE TIRA-LA ONDE DEVO IR. POR FAVOR ME ADD FERNANDHA01@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  6. Como já falamos anteriormente , a avaliação médica será necessária .

    Att.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  7. queia fazer uma tatuagem mais tenhenho queloide queloide o que faco.... lidiane

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Lidiane;

    Neste caso não é recomendado fazer tatuagens ok .

    Att.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  9. Tenho 18 anos e possuo muitas queloides provenientes de acne no torax e nas costas. Não sei se devo proucurar um cirurgião plástico ou um dermatologista. A e algumas crescem com o tempo a primeira surgiu aos 15 anos. Gostaria de saber se o tratamento com a Beta Terapia é indicado?

    ResponderExcluir
  10. Prezado visitante, você poderá procurar tanto um cirurgião plástico quanto um dermatologista. Existem vários tratamentos atualmente para quelóide. A betaterapia é uma forma de tratamento, mas principalmente nos casos que são submetidos a cirurgia primeiramente.

    Abços
    Paz
    Vanessa p/ dra Simone

    ResponderExcluir
  11. Fiz uma cirurgia plastica e revisei uma cicatriz de apendice hipertrófica no mes de fevereiro 2009.Mas nã adiantou a cicatriz continuou hipertrófica sendo que com coutro formato. Fui a 2 dermatologistas diferentes e o máximo que me orientam é usar primeiro o clob x, e outro o skinmatix. Não houve resultado nenhum, somente a coceira diminuiu um pouco. Gostaria de obter informaçãos, não só de tratamento, mas onde posso realizar.Moro no Rio de Janeiro, e aqui parece que eu falo GREGO, ou então não tem tratamento eficaz. Onde posso realizar o tratamento, ou fz uma consulta.
    Grata
    Selene

    ResponderExcluir
  12. Prezada Selene;

    Infelizmente estamos em Belo Horizonte, não podemos indicar porque não conhecemos profissionalmente um dermatologista no Rio de Janeiro.Entre no site da SBDRJ e eles saberão te indicar.

    Att.

    ResponderExcluir
  13. ola tenho um enorme prazer em fala com vcs,tenho um problema q pra mim e mt triste tenho varias cicatriz pelo corpo e gostaria mt q vcs podesse me ajudar ja faz um bom tempo q nao uso roupas leve como saia,vestido,shotes,blusa regata,etc,me sinto mt triste e tenho minha alto estima mt baicha por favor me ajudem quem poder Deus vai dar em dobro.agradeco desde ja katia

    ResponderExcluir
  14. fiz uma pequena cirurgia para retirada de um caroço no peito há um ano, e a cicatriz gerou uma quelóide. No momento eu estou passando uma pomada que se chama Kelo-cote e não obtive resultado. Existe algum outro tratamento? Grato. Mauricio

    ResponderExcluir
  15. Fiz uma cirurgia plastica a 1 ano atras (mastopexia + protese ) porem fiquei com uma cicatriz horrivel , tem como aliviar essa cicatriz com a aplicaçao ???

    ResponderExcluir
  16. Boa Tarde ;

    É necessário uma avaliação médica para ver o tamanho da cicatriz, espessura etc.. para indicar o melhor tratamento a ser realizado ok.

    Att.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  17. ola boa noite. a minha pele tem tendencia a formar queloide na regiao do peito. no entanto tenho um piercing no nariz e outro no umbigo e nao tive qualquer problema, na zona da barriga tenho uma cicatriz, resultado de uma cirugia a apendicite, de nao resultou nenhum queloide. gostaria de fazer uma tatuagem na zona desta mesma cicatriz afim de a desfarçar, queria antes pedir a vossa opiniao em relaçao a isso. sera que a tatuagem nesta zona pode dar origem a queloide? obrigado.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia;
    As regiões onde podem aparecer mais quelóides geralmente são ombros, peito..
    É mais difícil desenvolver nesta área onde você tem a cicatriz, mas não quer dizer que você não possa vir a ter.

    Att.
    Vanessa
    por Dr. Simone

    ResponderExcluir
  19. olá..tive cataporão com 2 anos, hoje já tenho 17. Tenho muitas cicatrizes de catapora, tanto elevadas como afundadas..existe tratamento para melhorar o aspecto da pele?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde, tenho uma queloide no pescoço, já fiz duas cirurgias e voltou maior.O que posso fazer? Devo fazer outra cirurgia ou não. Muito obrigado.Robison.

    ResponderExcluir
  21. Boa Tarde! Tenho uma queimadura no braço, desde dois anos de idade, hj tenho 32. Metade da queimadura é alta, a outra metade é normal (baixa). Essa parte alta significa que tenho quelóide? Estou utilizando Kelo-cote há 3 dias e a queimadura diminuiu muito com 48 horas (Graças a Deus!). Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Robson;
    desculpe a demora na resposta, no seu caso infelizmente não tem como dar um diagnóstico sem uma avaliação médica. Aconselho a você marcar uma consulta com um dermatologista para ver o que pode ser feito ok.

    Att.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia ;
    Para saber se você possui uma quelóide ou não no seu braço também é necessário passar por uma consulta para avaliação ok.

    Att.

    ResponderExcluir
  24. e possivel saber o preço de uma consulta de avaliaçao?cacao07@hotmail.it

    ResponderExcluir
  25. Sim é possivel , me passe seu e-mail que te envio o valor da consulta ok.

    Att.
    Vanessa

    ResponderExcluir
  26. Olá, boa noite! Vou retirar alguns sinais dos seios e gostaria de saber o que devo fazer para prevenir a formação de quelóides nas cicatrizes.Grata.

    ResponderExcluir
  27. Bom dia luciana ,
    Infelizmente não tem como indicar um tratamento, pois o resultado da cirurgia de retirada dos sinais é imprevisível .
    Provavelmente o seu médico irá te indicar o melhor a fazer ok.

    Att.

    ResponderExcluir
  28. sou morena tive um ferimento na bochecha do lado direto,depois que o ferimento sarou ficou uma cicatriz clara ,brilhosa e enjiadinha .que tipo de tratamento existe para tira-la ou se é so com cirugia .e qual o tipo de cirugia é indicado para tira essa cicatriz?

    ResponderExcluir
  29. Boa Tarde ;

    Para saber qual o melhor tratamento para sua cicatriz, é necessário que você marque uma consulta para avaliação médica ok.

    Att.

    ResponderExcluir

ESTE BLOG É SOMENTE INFORMATIVO, OS COMENTÁRIOS ENVIADOS PODEM SER RESPONDIDOS OU NÃO, DEPENDENDO DA DÚVIDA DE CADA SEGUIDOR OU PESSOA QUE ACESSE NOSSOS SERVIÇOS ..

GRATA PELA COMPREENSÃO DE TODOS.

ATT.
DRA. SIMONE