sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Campanha Nacional do Câncer de Pele - 2010

Os especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) advertem: a exposição ao sol de forma inadequada pode trazer inúmeros prejuízos à pele, além de ser responsável pelo câncer de maior incidência no Brasil - o da pele. Preocupada com os números alarmantes da doença no país, a SBD criou, em 1999, o Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele (PNCCP). Há onze anos a Campanha Contra o Câncer da Pele leva aos brasileiros informação, diagnóstico e tratamento de qualidade.


Dia 27 de novembro
vá até um posto de atendimento!



Você vai poder se consultar com um dermatologista e, se for o caso, ser encaminhado para tratamento, gratuitamente.
Para saber qual o posto de atendimento mais próximo da sua residência  

ligue para 0800-70131-87. ou entre no site da SBD. (sociedade brasileira de dermatologia)

www.sbd.org.br 


 

terça-feira, 9 de novembro de 2010

RESPOSTAS PARA ALGUMAS DÚVIDAS QUE MUITA GENTE TEM...

Você já deve ter feito uma dessas duas perguntas...


O que são os pontos brancos nas unhas?
Os pontos brancos nas unhas podem ter diversas causas, sendo a mais frequente os traumas. Um exemplo é quando se retira a cutícula com o alicate e acaba traumatizando a lâmina ungueal muito próxima da matriz. Conforme a unha vai crescendo, os pontos brancos vão aparecendo. Outra causa são as carências nutricionais, especialmente da vitamina B12. Dentre as doenças dermatológicas, que podem causar pontos brancos, estão psoríase e líquen. O ideal seria procurar um dermatologista, para fazer o diagnóstico correto e optar pelo melhor tratamento.

Por que aparecem queloides na pele?
Queloide é uma cicatriz grossa, vermelha, endurecida, dolorosa e pruriginosa que surge por uma resposta exagerada das células formadoras de colágeno. Ocorre, principalmente, em negros, orientais e mestiços. São frequentes na orelha, face, ombros e tronco superior. É impossível ao médico prever o problema. Contudo, o profissional pode ter condutas que reduzam essa possibilidade. Por isso, é fundamental informar ao médico caso haja histórico familiar do problema antes de uma cirurgia. Exemplos de causas são espinhas, piercings, cicatriz de cirurgia, cistos ou pintas, pelo encravado e foliculite queloidiana da nuca.


 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

INFORMAÇÃO IMPORTANTE

Excesso de sol e cálcio comprometem resultados da toxina botulínica

Estudos relacionados à substância explicam porque algumas pessoas não reagem a ela e porque os raios UVB e o cálcio bloqueiam os efeitos da toxina

Comumente utilizada no combate às rugas, a toxina botulínica ficou conhecida principalmente pela forma como age no organismo, reduzindo a contração dos músculos faciais e, consequentemente, a formação das rugas de expressão. Pesquisas recentes apontam que os efeitos esperados da substância podem ser afetados pela incidência de raios ultravioleta (UVB) e também pelo excesso de cálcio no organismo.

"Após o tratamento com toxina botulínica, uma região que recebe radiação UVB pode ter os efeitos reduzidos, se comparada à outra que não incidiu com os raios. Por ter resultados temporários, o estudo aponta que o seu tempo de duração diminuiria", comenta a Dra. Ana Paula Gomes Meski, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, regional São Paulo (SBD-SP).

A relação entre a substância e o cálcio se dá em esfera biomolecular. "A toxina botulínica bloqueia a transmissão neuromuscular, inibindo a contração dos músculos responsáveis pelo aparecimento das temidas rugas e pés-de-galinha. O excesso de cálcio no organismo atrapalha esse processo bloqueador, fazendo com que os resultados durem menos tempo", explica a Dra. Meire Parada, dermatologista da SBD-SP. "Em contrapartida os estudos evidenciam que o uso de bloqueadores do canal de cálcio pode potencializar os efeitos da toxina botulínica", completa a especialista.

A dermatologista Bhertha Tamura, também da SBD-SP, alerta que "a toxina botulínica dependendo do local onde será aplicada, da quantidade injetada e da doença a ser combatida pode apresentar efeitos adversos. Por isso deve ser aplicada apenas por médicos qualificados e com experiência comprovada".

Autoimunes à toxina botulínica

Existem raríssimas pessoas que não respondem ao tratamento com toxina botulínica, pois, conforme explica Dra. Bertha, "alguns indivíduos, em casos raros, não apresentam as enzimas apropriadas para responder ao tratamento. Ainda não existem meios de saber se uma pessoa é imune à toxina botulínica antes de sua aplicação, mas não há relatos de efeitos adversos nos pacientes, exceto a eventual falta de resposta ao tratamento", explica a médica.

Bonde News - PR
Notícia publicada em: 3/11/2010
(Matéria retirada do site da sbd- sociedade brasileira de dermatologia