quinta-feira, 18 de março de 2010

A PELE NEGRA - Características e Cuidados




- A pele negra tem uma grande capacidade de proteção natural, já que contém mais melanina. No entanto, também está sujeita a uma incidência maior de manchas. Apesar de estarem menos propensas aos efeitos nocivos dos raios UV, as peles negras também devem ser diariamente protegidas com o uso de filtros solares, pois previnem a formação de manchas.

Além disso, as peles negras contêm maior número de glândulas sudoríparas, que causam a transpiração, e são, geralmente, mais oleosas que as peles brancas - sendo mais propensas à foliculites (pequenas lesões inflamadas nos poros) e acne. A pele negra é mais resistente que a pele branca, o que contribui para uma aparência mais jovem e para preservar a hidratação interna.

As mulheres negras dificilmente têm problemas com celulite e flacidez, pois geralmente têm mais tonicidade e massa muscular, mas devem tomar cuidado com as estrias, pois sua pele tem uma trama mais fechada que se rompe com mais facilidade. Assim, as mulheres negras têm que evitar engordar e emagrecer rapidamente e redobrar a atenção na gravidez.


CUIDADOS COM A PELE NEGRA


Quais os problemas estéticos mais recorrentes na pele negra? Por quê?
Normalmente são as manchas ou lesões que conhecemos, como discromias.Em outras palavras, são as alterações de pigmentação. Isso ocorre porque as células que produzem o pigmento de nossa pele (a melanina) costumam trabalhar produzindo um pigmento maior e em quantidade superior na pele negra. Apesar de esse pigmento proteger melhor a pele das agressões solares e ser um excelente protetor contra os tumores, qualquer disfunção em sua produção levará, com maior facilidade, à formação de manchas.

O vitiligo seria um desses problemas? Como evitar que os sinais surjam ou aumentem? Existe algum risco para a pessoa que não tratar?
Apesar de o vitiligo ser uma doença do grupo das discromias, esse não é um problema mais frequente na pele negra e costuma ter uma distribuição equilibrada entre as peles brancas, orientais, mulatas e negras. Porém, por conta da diferença mais expressiva entre a tonalidade de pele negra e as zonas com ausência total de pigmento acometidas pelo vitiligo, ele acaba sendo mais impactante nesse tom de pele. É difícil prever quando os sinais do vitiligo irão surgir, exceto se o paciente já tenha um histórico prévio do problema. No geral, as lesões surgem após eventos de estresse e traumas na própria pele, provocados, por exemplo, pelo atrito entre a pele e a roupa (as áreas mais atritantes são a cintura da calça, as alças de sutiã, tiras de sandália e/ou sapato etc.) ou em áreas de atritos, como cotovelos, punhos, nós dos dedos, joelhos e zonas próximas aos orifícios naturais do corpo (ao redor de olhos, boca, genitais e anal). O risco de não se tratar é a expansão das lesões e o crescimento do problema pela pele. Fora isso, as áreas acometidas pelo vitiligo são mais propensas ao câncer de pele, pois perdem a proteção contra as radiações solares promovidas pela melanina.

Qual a frequência de acne na pele negra? Esse tom de pele está mais sujeito a ficar marcado?
Apesar da produção de oleosidade em peles negras ser discretamente maior do que em peles mais claras, não há muitas diferenças quanto à frequência de acne. No final, encontraremos negros mais ou menos propensos, assim como temos em indivíduos de pele clara ou oriental. Porém, o risco das acnes mancharem é maior, pois a pele negra já apresenta produção elevada de pigmento e em situações como a inflamação causada pela acne, o estímulo à sua produção aumenta ainda mais.

Quais as principais causas de manchas em peles negras? Há como evitá-las?
As principais causas, são: excesso de sol, acne e manchas conhecidas como melasma (causadas por certo estímulo hormonal – anticonceptivos ou gestação). A melhor forma para evitá-las é utilizando filtro de proteção solar 8 no dia a dia (a partir de 15 na praia), ou pelo uso de bloqueadores físicos, como é o caso de chapéus e bonés. No geral, o ideal é ficar sempre atento às causas e tratá-las de forma competente.

É verdade que a pele negra tem diferentes tonalidades pelo corpo? O que fazer para a cor da pele ser mais homogênea?
Todos têm diferentes tonalidades pelo corpo: claros, negros e orientais. Isso ocorre porque a distribuição de células de pigmento no corpo não é uniforme. Esse fato fica mais evidente nos negros porque nas áreas de maior ou menor concentração dessas células as variações de tonalidade ficam mais expressivas. Situações que permitem uma tonalidade mais homogênea da pele, são: boa hidratação, esfoliações periódicas (de duas a três vezes por semana) e uso de filtro de proteção solar.

Quais os principais tratamentos faciais e corporais para os negros?
São pacientes que se beneficiam com limpeza de pele, peelings superficiais, hidratações faciais e corporais, massagens, esfoliações físicas, laser de baixa potência (para rejuvenescimento e clareamento de manchas). Fora os procedimentos citados, o uso de produtos em ambiente domiciliar é extremamente necessário (filtro de proteção solar, agentes de renovação da pele – ácidos – , hidratantes, antioxidantes etc.)

Laser e ácido retinóico podem ser usados pelos negros?
O laser pode ser utilizado, desde que tenha configurações que sejam específicas para esse tipo de pele (a fim de evitar problemas, como agressões excessivas e manchas) e que a pele tenha passado por uma preparação para ficar com a pigmentação mais homogênea. Sobre a aplicação do ácido retinóico, quando bem orientada, é um excelente produto para qualquer tipo de pele e os negros se beneficiam muito de seu uso.

Os negros podem optar por técnicas de correção durante o verão?
Desde que se comprometam a tomar cuidado extra contra as radiações ultravioletas, poderão fazer qualquer tipo de tratamento. Vale lembrar que existem regiões quentes em todo o mundo que, por conta de sua localização, costumam ter invernos tão quentes quanto nossos verões. Será que nesses países ou regiões as pessoas não tratam de suas peles por conta do calor? É claro que sim, porém o que acaba valendo mais é a forma como encaram o tratamento: com mais disciplina, responsabilidade e respeitando o que pode ser feito para cada tipo de pele.

O que se pode fazer em casa sem riscos à saúde da pele?
Hidratação, esfoliação e cuidados gerais orientados pelos dermatologistas.
Hoje os setores de higiene pessoal e cosméticos reconhecem as necessidades especiais que a pele negra exige e disponibilizam vários produtos criados especificamente para atender a este publico.

sexta-feira, 12 de março de 2010

OLHEIRAS ... O QUE FAZER ?


O QUE é OLHEIRA ?

Olheira é a concentração anormal de vasos sanguíneos ou melanina sob a pálpebra inferior o que resulta num tom escurecido na região ocular

O QUE PODE CAUSAR AS OLHEIRAS ?

A hereditariedade

Bem como as varizes, as olheiras podem ser causadas por genes herdados. Se desde nova você apresenta olheiras em demasia, então é provável que familiares também tenham. Abaixo dos olhos a pele é muito fina e quando o sangue passa por vasos próximos à superfície da pele (principalmente as peles claras) nota-se um escurecimento da pele.

Exposição excessiva ao sol

A exposição excessiva aos raios solares, mesmo em peles mais escuras, faz aparecer uma pigmentação escura (melanina) por toda a pele, nota-se mais claramente sob os olhos pois esta é a região que observamos diretamente num bate-papo. Evitar tomar sol em demasia, usar sempre o filtro solar e proteger os olhos com óculos de sol de alta qualidade evitam as olheiras.

Alergias e coceiras

Coçar a região próxima aos olhos contribui para o surgimento da olheira, o esfregar da pele causa irritação. Alergias a alimentos e medicamentos também pode contribuir para o aparecimento de olheiras, neste caso o cuidado com a alimentação e, eventualmente, um bom papo com o médico pode solucionar o problema.

Remédios

Qualquer remédio que esteja associado à dilatação das veias pode causar olheiras, isso ocorre porque a pele abaixo dos olhos é muito fina e delicada e a elevação do fluxo sanguíneo pode ficar visível.

Alimentação

Uma alimentação pobre pode ajudar no aparecimento das olheiras, a descoloração da pele sob os olhos pode ser um indicativo de que a alimentação vai mal. Diversifique sua dieta e e mantenha a alimentação balanceada que seus olhos agradecerão.

Cansaço

O excesso de trabalho, as preocupações e a falta de sono causam palidez da pele, a consequência é que os vasos sanguíneos da região sob os olhos ficam mais visíveis e com aparência azul ou escura.
Gravidez e menstruação
Durante a gravidez e também no período da mestruação o organismo feminino experimenta uma falta de ferro que pode levar ao aparecimento das olheiras, durante a menstruação as olheiras não demoram a ir embora e na gravidez o ideal é conversar com seu médico a viabilidade do uso de vitaminas.

Fotoenvelhecimento e gravidade

Outros dois fatores também favorecem o aumento desta hiperpigmentação com o passar do tempo: o fotoenvelhecimento e a gravidade. A medida que a pele da região da pálpebra inferior, se move para baixo, por efeito da gravidade, ela torna-se mais fina; os vasos sanguíneos aumentam, em resposta a esse adelgaçamento.
O afinamento da pele também faz com que esses vasos e que qualquer pigmento que haja na área abaixo dos olhos tornem-se mais visíveis. Qualquer trauma pode se transformar em depósito de hemosiderina (pigmento resultante da transformação do pigmento do sangue), como também, a exposição à radiação ultravioleta A, com o passar do tempo, aumenta a melanina na área, o que contribui para o escurecimento. Com o passar do tempo todos esses fatores contribuem para o aparecimento das olheiras.

Tratamentos mais indicados :

Laser: Esse tipo de tratamento é ideal para acabar com as olheiras, o laser pode agir no sistema vascular ou na pigmentação da pele. O laser de luz pulsada emite um feixe de luz que é atraído pela cor da região escura, causando a fragmentação do pigmento, clareando a pele.

Cremes: Uma outra opção para quem não quer fazer sessões de laser é escolher tratamentos que agem na drenagem local ou e que melhoram a vasodilatação venosa, como por exemplo usar produtos com bioflavanóides (rutina, benzopironas, escina) princípios ativos que aumentam o tônus venoso e diminuindo a dilatação, já que atuam na microcirculação sanguínea.

Peeling: Os ácidos causam uma esfoliação suave da região com clareamento, mas esse tipo de tratamento é restrito, e depende da avaliação de um médico para evitar manchas ou outras complicações. Porém, em uma versão menos abrasiva, a pessoa poderá recorrer aos produtos despigmentantes, ou seja, que removem o pigmento, como o ácido kójico, fítico, hidroquinona ou aqua licorice.

Carboxiterapia: A carboxiterapia tem se tornado eficiente para o tratamento das olheiras. Com a infiltração subcutânea de gás CO2 (dióxido de carbono), há um aumento das trocas de oxigênio no local que melhora a irrigação e nutrição celular, e também há o fato que o descolamento físico promovido pelo gás estimula a formação de novas fibras de colágeno, melhorando a flacidez da pele.

DICAS :

. Use hidratantes anti-olheiras, específicos para as pálpebras. Produtos com vitamina C e gingko biloba são os melhores.

. Faça massagens leves com os dedos na região da pálpebra, para ativar a circulação.

. Durma pelo menos oito horas por noite.

. Faça exercícios físicos regularmente. Eles reduzem o estresse e, consequentemente, as olheiras.

. Use só protetores solares com “testado dermatologicamente” escrito no rótulo. O FPS 30 é ideal para as pálpebras.

. Fuja das sombras escuras, para não destacar as olheiras ainda mais. Prefira pigmentos claros, como rosa e pêssego.

.Colocar rodelas finas de batata ou grossas de pepino sobre os olhos por 20 minutos com água fria pode ajudar",

.chá de camomila em formas de gelo e, depois, aplicar as pedrinhas (com gaze) sobre cada olho, por 10 minutos.


" É sempre bom consultar um dermatologista para saber qual o melhor tratamento a ser indicado."

LASER PIXEL - Laser Fracionado


ORIENTAÇÕES PARA LASER PIXEL
( Laser Erbium:YAG fracionado de 2940 nm )


QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES ?

- Rejuvenecimento;
- Cicatrizes de Acne;
- Melhoria da qualidade e textura da pele através da regeneração do colágeno, oque deixa a superfície da pele mais lisa e firme;
- Tratamento seguro de áreas delicadas, como mãos, pescoço, face, colo ou cicatrizes corporais.

COMO O TRATAMENTO COM LASER PIXEL FUNCIONA ?

O Pixel atua através da fototermólise fracionada, com a qual somente uma fração da pele é atingida (segmentos microscópicos).Ou seja, o laser alcança a pele em pequenos pontos, deixando intacta a região ao seu redor. Essas áreas que não foram lesadas, promovem uma recuperação rápida da pele, o que aumenta a segurança do procedimento e permite a volta do paciente às suas atividades rapidamente.

QUANTAS SESSÕES SÃO NECESSÁRIAS ?

- Após a primeira sessão já nota-se uma melhora da pele, porém, para um resultado mais eficaz, são feitas geralmente três sessões. No caso de tratamento de cicatrizes de acne, são necessárias mais sessões (cerca de três a cinco). O intervalo entre sessões é bem flexível, variando entre 30 e 60 dias, ou pode ser mais longo, se for conveniente para o paciente;
- Os resultados são imediatos e progressivos. Um melhor resultado é percebido de dois a três meses após as aplicações.

O QUE ACONTECE APÓS O TRATAMENTO ?

Ocorre uma vermelhidão da pele, como uma queimadura leve de sol. Durante essa fase, podem ser aplicadas compressas geladas para o alívio do ardor. Esse desconforto melhora gradativamente ao longo de uma hora. Do primeiro ao terceiro dia após a aplicação, a cor rosada da pele vai desaparecendo e a mesma fica com uma tonalidade mais escura (como um bronzeado ). O edema é mínimo e, normalmente, desaparece em dois ou três dias. A partir do quarto dia, ocorre uma descamação fina. A pele se recupera entre sete e 14 dias após a sessão.


QUAIS AS CONTRAINDICAÇÕES ?

- Infecção bacteriana ou viral em atividade. Os pacientes com história de herpes recorrente devem fazer profilaxia;
- Uso de isotretinoína oral nos últimos 06 meses;
- Esclerodermia
- Radioterapia extensa;
- Preenchimentos prévios de silicone no local (DMS);
- Gravidez