quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ONICOMICOSE (MICOSE DE UNHA) - TRATAMENTO DEMORADO...


O que é?
-A onicomicose é uma infecção que atinge as unhas, causada por fungos. As fontes de infecção podem ser o solo, animais, outras pessoas ou alicates e tesouras contaminados. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento. Além disso, a queratina, substância que forma as unhas, é o "alimento" dos fungos.


Manifestações clínicas

Existem várias formas de manifestação das onicomicoses.
Veja abaixo alguns dos tipos mais frequentes:

-Descolamento da borda livre: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica ôca. Pode haver acúmulo de material sob a unha. É a forma mais frequente.
-Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma, pode se acompanhar de dor e levar ao aspecto de "unha em telha" ou "unha de gavião".
-Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.
-Destruição e deformidades: a unha fica frágil, quebradiça e se quebra nas porções anteriores, ficando deformada.
-Paroníquia ("unheiro"): o contorno ungueal fica inflamado, dolorido, inchado e avermelhado e, por consequência, altera a formação da unha, que cresce ondulada e com alterações da superfície.


Como evitar?

Hábitos higiênicos são importantes para se evitar as micoses. Previna-se seguindo as dicas abaixo:

-Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
-Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos).
-Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
-Evite mexer com a terra sem usar luvas.
-Use somente o seu material de manicure.
-Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
-Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.

Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída pela uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo demanda tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés.
Estas características fazem da onicomicose uma doença de tratamento complicado, pois exige paciência e perseverança no uso da medicação, além da unha ser um local de difícil penetração dos produtos para aplicação tópica.
Em muitos casos, é necessário o uso de medicação por via oral conjuntamente com os medicamentos de uso local, para se obter maiores chances de cura. Caso a infecção já tenha atingido a matriz da unha, é mandatório que a medicação por via oral seja incluída no tratamento.
Nestes casos, a medicação via oral é geralmente mantida por cerca de 3 a 4 meses, e a medicação de uso local deve ser utilizada até o completo restabelecimento da unha.

Persistência leva ao sucesso

Apesar de ser doença de difícil tratamento, é possível se obter bons resultados quando se tem persistência no uso da medicação.
Entretanto, mesmo quando o tratamento é feito adequadamente, nem sempre se consegue a cura. Os motivos podem ser a resistência do fungo ao medicamento utilizado ou características pessoais de dificultem a ação do mesmo. Nestes casos os medicamentos podem ser trocados até que se consiga o resultado esperado.


consulte um dermatologista

"OS RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO"



Cuidado com as "pomadinhas milagrosas"

-Você com certeza já ouviu de alguém: "usa essa pomada aqui que é ótima, além do que, se não resolver, também não vai fazer mal, afinal, é apenas uma pomadinha". O que você não sabe é que esta inocente pomadinha pode provocar efeitos colaterais irreversíveis à sua pele.

Nunca deve-se utilizar um medicamento sem indicação médica, nem mesmo uma pomada ou creme, apenas porque ele foi bom para outra pessoa. As doenças da pele são muito parecidas e cada caso é um caso.
Além do risco de estar usando um medicamento que pode fazer mal à sua pele, ele pode alterar as características da doença e, quando você finalmente resolver consultar um dermatologista porque sua lesões não melhoraram, isto vai dificultar o correto diagnóstico pelo médico.

Siga corretamente as instruções do seu dermatologista

Outra consideração importante é usar o medicamento seguindo exatamente as instruções do seu médico, prestando atenção ao número de aplicações diárias e ao tempo de utilização.
Os medicamentos têm uma forma correta de uso e não adianta exagerar a aplicação na tentativa de melhorar mais rápido, pois isso pode causar prejuízos à sua pele que vão atrapalhar e alongar o tratamento.
Além disso, respeite o tempo de uso que seu médico determinou. Alguns medicamentos de uso tópico, se continuados por longo período, acabam causando efeitos colaterais.
Certifique-se sempre de ter entendido a receita do seu médico e tire todas as suas dúvidas antes de sair da consulta. Se as dúvidas surgiram ao chegar em casa, ligue para ele e confirme qual é a maneira correta de utilizar os medicamentos.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

MORMAÇO PODE QUEIMAR A PELE E TAMBÉM DESENCADEAR A HERPES LABIAL .....


-A radiação Ultravioleta (UV) faz parte da luz solar que chega à Terra. Em dias sem nuvens fica fácil perceber a luz do sol atingindo a nossa pele e logo nos preocupamos em protegê-la com filtros solares.
Em dias nublados , as pessoas tendem a achar que não é necessário se proteger e acabam se expondo excessivamente à radiação solar. No entanto, mesmo nestes dias, até 80% dos raios UV podem atravessar as nuvens, afetando a pele intensamente.


Ao atingir nossa pele, os raios UV penetram profundamente e desencadeiam reações imediatas como as queimaduras solares, as fotoalergias (alergias desencadeadas pela luz solar) e o bronzeamento. Provocam também reações tardias, devido ao efeito acumulativo da radiação durante a vida, causando o envelhecimento cutâneo e as alterações celulares que, através de mutações genéticas, predispõem ao câncer da pele.


VEJA NA FOTO ABAIXO
Era só um passeio despretensioso pelo calçadão da praia em um dia nublado de verão, o vento fresco vindo do mar amenizava o calor, transformando a caminhada em um agradável passeio nas férias. O que esta pessoa não imaginava, era que isto poderia se transformar no enorme desconforto de uma queimadura solar.Sem ter usado o protetor solar por achar que, como estava nublado, não haveria necessidade, em apenas 40 minutos de passeio, sofreu os efeitos da radiação solar que atravessa as nuvens.




O MORMAÇO TAMBÉM DESENCADEIA HERPE LABIAL

É sabido que a exposição ao sol afeta células de defesa da nossa pele e diminui a imunidade do organismo, favorecendo a reativação do vírus que se apresenta de forma latente e provocando o surto de HERPES.
Como a radiação solar atravessa as nuvens, o mesmo ocorre em dias nublados.
Esta é mais uma razão para que os cuidados com a proteção solar sejam tomados não apenas nos dias ensolarados mas, também, naqueles em que o sol está escondido pelas nuvens.










Como você pôde ver, os dias nublados, sem sol , também podem causar sérios danos a sua pele.
Cuide-se sempre, usando protetor solar tanto no rosto e no corpo, como também nos lábios.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

QUELÓIDES E CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

CICATRIZES HIPERTRÓFICAS

-A cicatriz hipertrófica

É definida como uma lesão elevada, que não ultrapassa os limites ou a extensão original da ferida ou incisão cirúrgica inicial, e apresenta tendência à regressão. É uma resposta exagerada do tecido conjuntivo cutâneo a ferimentos, intervenções cirúrgicas, queimaduras ou quadros inflamatórios.
A cicatriz hipertrófica pode ocorrer em qualquer idade, mas tende a se desenvolver mais freqüentemente na puberdade, sendo rara em pessoas acima dos 60 anos de idade. Não é relatada maior incidência em relação ao sexo.



QUELÓIDE

O que é?

O quelóide é uma lesão proliferativa, formada por tecido de cicatrização, fibroso, secundária a um traumatismo da pele. Há uma predisposição individual para o seu aparecimento, sendo mais comum em negros e mestiços.
A acne do tronco pode dar origem a lesões queloideanas (acne queloideano) e também um tipo de foliculite que ocorre na nuca (foliculite queloideana).


Manifestações clínicas

O quelóide é uma lesão tumoral, de superfície lisa e consistência endurecida. No início, geralmente tem cor rósea ou avermelhada adquirindo, mais tarde, cor semelhante à pele normal ou escurecida. A região anterior do tórax e os ombros são localização frequente de quelóides.
Difere das cicatrizes hipertróficas, nas quais o tecido cicatricial aumentado não excede a localização do traumatismo e tende a se reduzir com o passar do tempo.


Tratamento

O tratamento do quelóide é muitas vezes difícil, sendo frequente o seu retorno. A retirada cirúrgica deve sempre ser acompanhada de outros tratamentos, como infiltração de corticosteróides, compressão ou radioterapia. A crioterapia com nitrogênio líquido (tratamento que congela o quelóide), precedendo a infiltração, também pode trazer bons resultados.
A associação das técnicas de tratamento aumenta a chance de cura e deve ser determinada de acordo com cada caso.


CONCLUINDO AS DIFERENÇAS ENTRE QUELÓIDE E CICATRIZ HIPERTRÓFICA:


O Quelóide é uma lesão elevada, brilhante, pruriginosa ou dolorosa, de localização dérmica e que ultrapassa os limites da ferida original, ou seja, invade a pele normal adjacente. Apresenta crescimento ao longo do tempo e não regride espontaneamente.
Cicatrizes Hipertróficas consistem em cicatrizes elevadas, tensas e confinadas às margens da lesão original. Com freqüência tendem à regressão espontânea, vários meses após o trauma inicial.



Processo de cicatrização da pele

A cicatriz surge com o processo natural de cura de ferimentos na pele chamado cicatrização. A ferida pode ser decorrente de um acidente, uma operação ou doença. Uma cicatriz normal é fina, acompanha o relevo da pele ao redor e, às vezes, torna-se quase imperceptível, existindo um equilíbrio entre a produção e a degradação (destruição) de fibras colágenas (figura 1). Entretanto, a pele jovem, por comumente produzir colágeno de forma mais acelerada que sua degradação tende a determinar uma cicatriz evidente, ou cicatriz hipertrófica, isto é, maiores, mais elevada e espessa do que aquela que ocorre na pele da pessoa idosa (figura 2). Quando a quantidade de colágeno depositada na cicatriz é menor do que devia, a cicatriz final pode aparecer deprimida, ou atrófica, em relação à pele ao redor (figura 3).



Figura 1 - A cicatriz é o resultado final de um conjunto de processos biofísicos e bioquímicos que visam reconstituir a continuidade da pele, após um corte cirúrgico ou ferimento. Quando existe um equilíbrio entre a produção e a degradação de fibras colágenas, resulta numa cicatriz normal, também considerada cicatriz estética.

Figura 2Quando o processo de produção de fibras colágenas é maior que sua degradação, a cicatrização final resulta numa cicatriz elevada, ou uma cicatriz grossa, em relação à pele ao redor. Essas cicatrizes por serem acompanhadas de sintomas como coceira e dor, são consideradas cicatrizes patológicas; podem assumir características de uma cicatriz hipertrófica ou de quelóide.


Figura 3 - Quando o processo de degradação da fibra colágena é maior que sua produção, a cicatrização final resulta numa cicatriz afundada e/ou cicatriz alargada em relação à pele ao redor, conhecida como cicatriz atrófica, que é uma cicatriz inestética.

Consulte seu dermatologista e tire suas dúvidas